Acirpa promove autonomia profissional e fortalece cultura em Itatiaiuçu por meio da valorização do artesanato
Instituição forma mais de 150 pessoas em novo ciclo de projeto patrocinado pela Mineração Usiminas; iniciativa seguirá com apoio da companhia
Mais de 150 pessoas se formaram nos 14 cursos de artesanato do Projeto de Manutenção das Atividades da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa). Após cerca de dez meses de capacitação, os novos artesãos receberam o certificado de conclusão das oficinas. A iniciativa conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio do Instituto Usiminas, da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, da Totem e da Associação Escambo Cultural.
Os participantes tiveram a oportunidade de capacitação em tear mineiro (básico, intermediário e avançado); costura (básica e avançada); customização artística com reciclagem em tecido; customização artística com tingimento natural em tecido; customização artística com ornamentação em vaso; patch aplique; pintura em tecido; desenho artístico (básico 1 e 2) e pintura em tela (básico e avançado).
O projeto ofereceu todos os recursos de maquinários e materiais e contratou 14 profissionais e especialistas nas áreas para otimizar os cursos. Com o objetivo de valorizar, desenvolver e manter viva a produção do artesanato, a iniciativa visa estimular a economia criativa e promover a autonomia profissional dos artesãos, além de fortalecer a cultura local.
“Eu e minha família nos identificamos bastante com as oficinas, pois era o que buscávamos há muito tempo, poder participar desse mundo das artes/artesanato e, principalmente, proporcioná-lo para a nossa filha. E encontramos. Valorizamos muito todo tipo de arte e cultura, e parabenizamos todos que estão envolvidos nesse projeto, proporcionando isso para a população de Itatiaiuçu. A arte faz diferença na vida das pessoas e tem um poder curativo. Gratidão”, afirma Adriana Freitas, mãe de uma das artesãs certificadas.
Para a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, é motivo de grande satisfação acompanhar e impulsionar um projeto que gera resultados tão efetivos na valorização da cultura local e na autonomia profissional da cidade. “Ter uma parceria tão próspera com a Acirpa nos deixa, a todos da Mineração Usiminas, muito felizes e certos de que estamos contribuindo com uma iniciativa capaz de valorizar o artesanato como arte e como fonte de renda, o que fortalece a comunidade e a cultura local. Portanto, só podemos agradecer e compartilhar a boa notícia de que vamos seguir com mais um ano de patrocínio.”
Desde 2012, a Mineração Usiminas patrocina a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), que busca promover políticas para o desenvolvimento de atividades produtivas, geração de emprego, empreendedorismo, criatividade e inovação. Essa iniciativa está em conformidade a Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da empresa, materializada por meio do pilar “Desenvolvimento local e relacionamento com as comunidades”.