ArcelorMittal promove ações de relacionamento com as comunidades de Itatiaiuçu

Uma série de ações estão sendo empreendidas pela empresa para interagir com as pessoas que moram nas proximidades da Mina de Serra Azul

A ArcelorMittal vem realizando uma série de ações de relacionamento com as comunidades de Itatiaiuçu que estão próximas às operações com o objetivo de estreitar vínculos e criar novos canais de diálogo com as pessoas.

Em março, foi realizada a primeira edição do Programa de Visitas, que tem o objetivo de abrir as portas da empresa para que os moradores inscritos possam conhecer a Mina de Serra Azul e visitar as obras da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) – barreira física que está sendo construída para conter 100% do material em caso de possível ruptura da Barragem de Rejeitos.

A visita ocorreu no dia 25, um sábado, e teve início com um café de boas- vindas e uma breve apresentação institucional. Logo após, os participantes foram encaminhados ao mirante da Mina, de onde se tem uma visão panorâmica de toda a operação da produção do minério de ferro e das obras de expansão da empresa.

Eles conheceram ainda o Centro de Monitoramento da Barragem, local no qual técnicos acompanham, em tempo integral, os diversos indicadores de segurança da estrutura, entre eles a pressão interna, as vibrações e o nível e a vazão de água.

Por fim, nas obras da ECJ eles viram de perto, os trabalhos de cravação dos tubos de aço no solo, que, em breve, formarão a barreira de proteção. Ainda tiveram a oportunidade de conhecer o centro de operações dos equipamentos não tripulados, utilizados para reduzir o número de trabalhadores dentro da Zona de Autossalvamento (ZAS).

Letícia Rodrigues da Silva é moradora de Pinheiros e sempre participa das ações da empresa na região. “Acho importante que todos os moradores conheçam de perto como é que o funcionamento da Mina de Serra Azul e a construção da ECJ. Somos vizinhos e precisamos nos conhecer melhor e ter uma boa relação”, afirma.

As inscrições para as próximas turmas de visitantes estão abertas e os interessados podem ligar para o número 0800 721 2425 ou acessar o link l1nk.dev/WzWKd

Bate-papo na Comunidade

Também em março, foi realizada a primeira ação do programa Bate-papo na Comunidade, que tem o objetivo de levar a equipe de Relacionamento com Comunidades da ArcelorMittal para dentro das comunidades da região. A ideia é manter um diálogo ativo com moradores para repassar informações atualizadas sobre as ações realizadas, além de ser uma oportunidade para criar vínculos.

Essa primeira atividade foi realizada no dia 28 de março, em Capoeira de Dentro. Durante toda a tarde, a equipe de Relacionamento com Comunidades esteve em um ponto estratégico acolhendo os moradores, esclarecendo dúvidas e recebendo as demandas.

A proposta é que o programa seja itinerante, percorrendo as comunidades da região de Pinheiros, vizinhas à Mina de Serra Azul.

Roda de Conversa

Para fechar o mês, foi realizada também uma Roda de Conversa com as mulheres, na escola Dona Balbina Antunes Penido, em Pinheiros, no dia 30 de março. A atividade contou com a presença de 30 mulheres das comunidades de Pinheiros, Lagoa das Flores, Capoeira de Dentro e Retiro Colonial, que debateram questões importantes relativas ao mês em que se comemora o Dia das Mulheres.

A ArcelorMittal tem realizado mensalmente ações deste tipo. O objetivo, segundo a analista de Relacionamento com Comunidades Renata Monte Carmelo é promover um diálogo cada vez mais próximo, por meio de ações leves e de interesse da comunidade. “O resultado da nossa Roda de Conversas foi fantástico. Tivemos uma integração e troca de informações muito enriquecedoras para todas as participantes”, disse.

Previsão do Tempo

My Shopping Cart