Viveiro montado pela ArcelorMittal na comunidade de Pinheiros reforça cuidado com a biodiversidade

Com o intuito de abrigar as espécies existentes na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da Mina de Serra Azul da ArcelorMittal, foi implantado um viveiro na comunidade de Pinheiros com as mudas resgatadas desde o entorno da estrutura até o reservatório do Rio Manso. A iniciativa visa preservar as espécies que, futuramente, serão devolvidas à natureza.

A Analista Ambiental, Aline Costa, explica as principais atividades realizadas no local: “As mudas receberão os devidos cuidados até se tornarem aptas ao desenvolvimento em campo, sendo realocadas em áreas semelhantes às dos locais de resgate para facilitar a adaptação e o enriquecimento da flora e biodiversidade da região”.

Numa área de 300 m² que fica no Posto de Atendimento montado pela empresa na comunidade, há espécies de samambaias, orquídeas, bromélias, cedro-rosa, ipê amarelo, vinhático, jatobá, entre outras. O viveiro possui frequente incremento e recebe hoje cerca de 3.600 mudas. A expectativa é que depois da pandemia o espaço seja aberto para visitação da comunidade.

 

Previsão do Tempo

My Shopping Cart