Simulado externo com barragens mobiliza comunidades de Itatiaiuçu
Ação organizada pela Defesa Civil Municipal e Amisa reúne moradores e reforça cultura da segurança na região da Serra Azul
A Defesa Civil Municipal de Itatiaiuçu e a Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa) realizaram no sábado, 9 de julho, o simulado externo de emergência com barragens de mineração. A iniciativa envolveu as comunidades de Samambaia, Curtume, Quintas do Itatiaia, Pinheiros, Lagoa das Flores, Retiro Colonial, Capoeira de Dentro e Vieiras.
Em uma situação hipotética de emergência, as sirenes da ArcelorMittal, Mineração Usiminas e Minerita foram acionadas às 9h. O exercício consistia em ouvir e identificar o som do dispositivo de alerta, percorrer a rota de fuga de forma segura e chegar a um dos 36 pontos de encontro devidamente sinalizados.
O simulado durou cerca de duas horas entre o acionamento dos dispositivos de alerta e liberação dos participantes para o retorno às suas casas. Houve ainda cronometria do tempo de deslocamento dos moradores até a área segura e pesquisa para avaliação do treinamento.
Estiveram presentes, além da Defesa Civil, representantes das empresas associadas, da consultoria H & P, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental a Guarda Municipal e equipes de saúde. Cerca de 140 pessoas das comunidades participaram do exercício. A população foi orientada sobre os procedimentos durante reuniões preparatórias, nas quais foi concedida a palavra aos presentes para o esclarecimento de dúvidas.
O simulado externo faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Portanto, a execução da atividade cumpre legislação específica para o tema e tem como objetivo reforçar as práticas de segurança, além de estreitar o relacionamento com as comunidades e órgãos fiscalizadores. Sendo assim, a realização do exercício não foi por causa de qualquer alteração no nível de segurança das estruturas de disposição de rejeitos, que seguem monitoradas 24 horas por dia.
O presidente da Amisa, Gustavo Freitas, salientou a importância da união de esforços para a realização do treinamento. “É fundamental trabalharmos sempre juntos. Agradecemos a todos, equipes das mineradoras, autoridades, representantes dos órgãos públicos, por todo o empenho e apoio para concretizarmos essa ação. Também agradecemos a participação das comunidades, reforçando a cultura da segurança na região da Serra Azul”, afirmou.