Segurança e Saúde são destaques na primeira blitz “Caminhoneiro Parceiro” da Amisa
A Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa) realizou nesta quarta-feira, 14, a primeira blitz do programa Caminhoneiro Parceiro. A iniciativa teve como objetivo reforçar entre os transportadores a necessidade dos cuidados com a segurança e a saúde, além de conscientizá-los sobre a importância do cumprimento das normas de trânsito e dos bons hábitos nas estradas.
Durante a blitz educativa, das 6h30 às 17h30, foram feitos cerca de 100 testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura. A Amisa distribuiu 250 kits com materiais educativos e produtos de higiene pessoal e, em parceria com a Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, viabilizou a realização de testes de fumaça preta nas carretas.
O motorista Gustavo Hoffman, que atua há sete anos no segmento, considerou o evento muito importante por destacar entre os caminhoneiros as orientações sobre direção, velocidade, uso de lona, cinto de segurança e principalmente os riscos da utilização do celular ao volante.
Com quase quatro décadas de experiência nas estradas, Francisco de Paula comentou: “Muito importante essa conscientização dos profissionais da categoria. Para mim é um privilégio ser um Caminhoneiro Parceiro da Amisa e participar desse trabalho fantástico da instituição. Vou ler com muita atenção o folder e a cartilha recebidos aqui”.
Para o presidente da Amisa, Edgar de Souza Júnior, o resultado da blitz educativa foi muito satisfatório. “Estamos trabalhando intensamente para tornar as operações cada vez mais seguras e sustentáveis. É nesse sentido que as associadas atuam, com foco no desenvolvimento e geração de emprego para a região, mas, também, com o olhar voltado para o futuro e objetivo de promover melhorias para a vida nas comunidades da região”, afirma.
O “Caminhoneiro Parceiro” integra o Programa de Comunicação Social (PCS) da Amisa. As ações são desenvolvidas em parceria pelas associadas ArcelorMittal, MBL, Minerita e Mineração Usiminas.