Projeto Mineração do Futuro, desenvolvido pela ArcelorMittal, chega às escolas

Crianças das escolas públicas de Itatiaiuçu e Mateus Leme terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre mineração e geociências, a partir do projeto Mineração do Futuro. A iniciativa, desenvolvida pela ArcelorMittal, se desdobrará em diversas ações e um dos seus objetivos é promover o marketing positivo do setor mineral, por meio da aplicação de ferramentas tecnológicas e metodologias inovadoras de ensino.

Atualmente, o projeto conta com a parceria das secretarias de Educação dos municípios, do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), do Instituto Minere, da Fundação ArcelorMittal e do Serviço Geológico Brasileiro – CPRM (SGB-CPRM), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

 

Projeto piloto

Na primeira fase do projeto foram produzidos 1.500 kits de material educativo para estudantes do quarto e quinto ano dos dois municípios. Os kits incluem o livro de atividades sobre mineração e um brinde personalizado, com estojo, lápis, borracha e apontador. O material contém atividades como caça-palavras, cruzadinhas, labirinto e jogo dos sete-erros para as crianças aprenderem brincando.

Também estão sendo disponibilizados vídeos produzidos pelos empregados da Mina de Serra Azul com explicações sobre cada um dos módulos existentes no livro. Este conteúdo servirá de suporte para os professores e alunos ao realizarem as atividades.

“Estamos muito empolgados com o ‘Mineração do Futuro’ porque acreditamos na transformação por meio do conhecimento.  Além disso, queremos deixar um legado social para nossas comunidades do entorno. Demos um grande primeiro passo com a entrega dos kits nas escolas e esperamos realizar ainda mais, principalmente após a pandemia, concretizando diversas iniciativas presencialmente com as crianças”, afirma Thaíssa Vaz, analista de comunicação e responsabilidade social da ArcelorMittal Mineração Serra Azul.

 

Próximos passos

Inicialmente, o projeto seria lançado no primeiro semestre de 2020, mas em razão da pandemia, foi remodelado e iniciado oficialmente este ano.

“Com o retorno gradativo das aulas presenciais, nossa proposta é levar ainda mais interatividade e conhecimento para essas crianças. Nossa meta é estabelecer em cada escola uma ‘mini biblioteca’ de minerais e rochas, inclusive com exemplares do minério produzido na Mina de Serra Azul, para que todos tenham acesso a esse universo, cheio de beleza e curiosidades”, explica Guilherme Oliveira, analista geotécnico da ArcelorMittal Mineração Serra Azul.

O “Mineração do Futuro” pretende envolver estudantes de diferentes faixas etárias com diferentes temas nos próximos anos, tornando-se uma iniciativa permanente da unidade.

Exposibram 2021

O projeto Mineração do Futuro foi apresentado recentemente na maior feira de mineração do país, a Exposibram 2021, em um debate chamado “Apresentação de iniciativas para o ensino de geociências e mineração no nível fundamental e médio, projetos em curso, acervos”.

“O ensino de geociências e educação para a mineração não são temas rotineiros em salas de aula no Ensino Fundamental. Ações pontuais, com foco em ecossistemas locais, resultam em cidadãos mais conscientes ambientalmente e ansiosos por mais conhecimento em geociências”, explicou o geólogo da ArcelorMittal Mineração Serra Azul, Marcel Reikdal, ao falar sobre a importância do projeto ser apresentado às crianças nesta primeira etapa.

Previsão do Tempo

My Shopping Cart