Projeto ‘Encontro marcado com Fernando Sabino’ é lançado em Igarapé
Ação de incentivo à leitura e à escrita conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Nessa quarta-feira, 10, o Centro de Educação Complementar de Igarapé (CECI) foi o palco para o evento de abertura do projeto “Encontro marcado com Fernando Sabino”. A ação chegou a Igarapé com os objetivos de disseminar a vida e obra do escritor e estimular a leitura e a escrita, em escolas públicas do município. A iniciativa conta com o patrocínio da Mineração Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituo Usiminas e da Prefeitura de Igarapé.
Na abertura do evento, realizado pelo Instituto Ondular e Instituto Fernando Sabino, os convidados puderam assistir à uma peça teatral inspirada no conto “Galinha ao molho pardo”, de Fernando Sabino, encenada por atrizes de Igarapé. Bernardo Sabino, presidente do Instituto Fernando Sabino e filho do autor, elogiou o espetáculo. “As meninas vestiram a camisa do projeto, levando ao público a essência da nossa iniciativa”, declarou.
O evento contou ainda com apresentações de música e grafitagem, feitas por artistas locais e workshops destinados a pedagogos, agentes culturais, autoridades, patrocinadores e público em geral. Também foi exibido um documentário sobre a trajetória de Fernando Sabino. No lançamento, Arnaldo Chaves, prefeito de Igarapé, recebeu coleções de livros e filmes doados pelo projeto. O acervo cultural será distribuído entre instituições públicas do munícipio. Enquanto isso, os participantes receberam exemplares de revistas com obras do escritor.
A iniciativa prevê o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas, coordenadas por professores, por cerca de seis meses, nas escolas do município. Simultaneamente às atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula, o público poderá visitar a exposição sobre a vida e obra de Fernando Sabino.
O patrocínio ao projeto integra uma série de ações conectadas a conceitos da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança), adotadas pela Mineração Usiminas e pelo Instituto Usiminas, como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, do qual a Mineração Usiminas é signatária. Para a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, é satisfatório apoiar um projeto que promove o aprendizado e fomenta a cultura e a educação, por meio da obra de um dos maiores escritores brasileiros.
“Trabalhar com projetos de responsabilidade social nos permite fazer imersões em conteúdos e momentos inesquecíveis. É único e engrandecedor saber que tantas crianças, jovens e professores estão tendo a oportunidade de aprofundar os seus estudos sobre a literatura brasileira, por meio do ‘Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino’. É uma honra contribuir para que essa iniciativa possa chegar a mais lugares e pessoas, transformando vidas, despertando talentos”, disse.
Gratidão e alegria
Professora da rede municipal de Igarapé, Ariada de Fátima esteve presente no evento e já não vê a hora de colocar a iniciativa em prática nas salas de aula. O sentimento que fica, segundo ela, é de gratidão e alegria. “Vamos começar um trabalho excelente com os alunos sobre a história de Fernando Sabino, por meio do projeto. Eu, como professora e pedagoga, estou muito feliz em participar, será maravilhoso. A Mineração Usiminas está nos apoiando e ficamos muito gratos por isso. Que nós possamos manter vivo o orgulho do nosso “mineirês”, tão caro ao Fernando Sabino”, afirmou.
O projeto não para por aí. A iniciativa propõe ainda a realização da Feira Literária Infantil no próximo mês, entre os dias 20 e 23 de setembro. Após Igarapé, as ações embarcarão para outra cidade da região: Mateus Leme.