Projeto Bordando Memórias será encerrado com show gratuito em Itatiaiuçu neste sábado
Além da apresentação de MPB da cantora Liz Eulalia, mostra de cinema e exposição de artesanato fazem parte da programação; iniciativa tem patrocínio da Mineração Usiminas
Música Popular Brasileira do jeitinho que não deixa ninguém parado! É com essa energia contagiante que uma programação especial totalmente gratuita encerra as oficinas do projeto Bordando Memórias em Itatiaiuçu. Neste sábado, 29 de abril, a partir das 17h30, haverá mostra de cinema, exposição de bordados e show da cantora Liz Eulalia, com clássicos da MPB, na Praça Antônio Quirino da Silva. A iniciativa, que conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Itatiaiuçu.
No repertório musical estão nomes notáveis como Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Elis Regina, Raul Seixas, Belchior e Elza Soares. Além disso, todo o trabalho produzido pelas artesãs será exposto em uma mostra para família, amigos e comunidade. A programação conta ainda com bate-papo sobre empreendedorismo artístico por meio da arte manual mediado pelos Mestres em Artes Dani Nogueira e Rick Rodrigues, que falam sobre a técnica do bordado como fonte de renda e o seu uso no campo artístico.
No mês de abril, o Bordando Memórias capacitou mulheres das comunidades de Curtume e Vieiras na arte do bordado. As alunas tiveram aulas presenciais mediadas por professoras bordadeiras tradicionais do Espírito Santo, que ensinam a técnica passada por gerações. Além de aprenderem uma nova profissão com as oficinas, elas também fizeram um trabalho de revisitar suas memórias a fim de registrá-las em um bordado. No evento de encerramento, as participantes receberão certificado.
Realizado pela Eva Comunicação, o objetivo do projeto é impactar mulheres, por meio do bordado livre e de abordagens criativas partindo do conceito de memória individual e coletiva, fazendo-as refletir sobre suas individualidades, estimulando a autonomia e proporcionando novas expectativas para o futuro.
O Bordando Memórias
Criado em 2022, o Bordando Memórias é um projeto itinerante que alia empreendedorismo e arte, promovendo capacitações de bordado em busca de oportunizar um novo ofício, geração de renda e compartilhamento de histórias por meio da arte. Mulheres de diversas regiões do país resgatam e bordam suas histórias afetivas como uma forma de expressão artística e arte terapêutica, benéfica para o processo de estar saudável e ativo.
Além disso, realiza palestras sobre empreendedorismo artístico, exposições e mostras de cinema que destacam o protagonismo feminino nas telas e por detrás delas. É patrocinado pela Mineração Usiminas e conta com realização da Eva Comunicação e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura.
A iniciativa já capacitou mulheres nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Ibiraçu, Vitória e Vila Velha (ES); Ipatinga e João Monlevade (MG); e Rio de Janeiro (RJ). Todas as ações podem ser acompanhadas pelo Instagram @projeto.bordandomemorias.
Programação
17h30 – Recepção com exposição dos bordados desenvolvidos nas oficinas
18h00 – Bate-papo empreendedor “Entre bordados, Arte e Memórias”, com Dani Nogueira e Rick Rodrigues
19h20 – Entrega dos certificados para as participantes das oficinas
20h30 – Mostra de Cinema com acessibilidade de libras e legenda
20h50 – Show musical com Liz Eulalia
Endereço:
Praça Antônio Quirino da Silva, Centro – Itatiaiuçu