Políticas de valorização e inclusão de mulheres na mineração ganham destaques
A valorização da mulher na mineração é um dos desafios proposto na Carta de Compromisso do IBRAM para a promoção da diversidade e inclusão no setor. Segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a participação de mulheres no setor mineral é de apenas 13%, ante 44% dos demais mercados. O diretor-presidente do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração, Flávio Penido, reforça que o setor está ciente e desenvolvendo políticas evolucionistas para promover a diversidade e a inclusão nas companhias mineradoras. “O IBRAM é incentivador dessas políticas entre seus associados”, afirma.
A websérie “Mineração por Elas”, é um exemplo de como as empresas do setor estão se movimentando para implementar ações voltadas ao aumento da participação das mulheres no mercado mineral. O projeto tem o intuito de mostrar que há espaço para profissionais femininas na mineração, seja nas áreas técnicas, operacionais ou de gestão. O projeto é uma valorização das empregadas que já atuam na empresa, bem como uma inspiração para que ainda mais mulheres construam carreira na mineração.
Além da websérie “Mineração por elas”, destacam-se outros projetos que valorizaram a diversidade e inclusão, e o impacto positivo da participação das mulheres na mineração. Dentre eles estão: o Plano de Ação para Avanço de Mulheres no setor de Mineração Brasileira do movimento Women in Mining Brasil; a campanha “Mulheres na Mineração”; e a 4ª edição do WIM100 – Mulheres Inspiradoras Globais na Mineração, uma iniciativa do Women in Mining UK.
Fonte: IBRAM