Pegadas da Serra Azul: Mineração Usiminas realiza trabalho para conservação de espécies nativas
Você sabia que nas proximidades da Mineração Usiminas (Musa) são encontrados onça-parda, lobo-guará e jaguatirica? A comunidade desses mamíferos carnívoros está sendo monitorada pela empresa desde outubro passado, quando recebeu da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) a autorização para realização deste trabalho. O objetivo é pesquisar, entender o comportamento e conservar essas espécies em seu habitat natural.
O monitoramento, que será feito por meio de colares de GPS colocados nos animais, faz parte do Programa de Monitoramento da Fauna desenvolvido pela Musa desde 2012. “Queremos auxiliar a preservação dessas espécies, saber quantos são, coletar dados de sua saúde, comportamentos, dieta e sabermos como se dispersam na região”, afirmou a analista de Meio Ambiente da Musa, Cidiana Morais da Silva.
Segundo ela, os estudos para esse grupo específico são primordiais para gerar informações ecológicas e comportamentais das espécies. “Esses mamíferos são de extrema importância para a manutenção da biodiversidade de todo o meio em que vivem, uma vez que sua ausência pode acarretar uma série de impactos negativos ao nosso ecossistema”, acrescentou. Biólogos e veterinários participam de todo o monitoramento, que utiliza metodologias que garantem o conforto e preservam a saúde dos animais. Os colares utilizados serão removidos na finalização da pesquisa.