Mineração Usiminas recebe secretários de Meio Ambiente em programação do Dia da Água
Segurança hídrica é tema prioritário para a companhia, que alcançou o índice de 94% de recirculação da água nos processos
Representantes das secretarias de Meio Ambiente de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Igarapé e Rio Manso prestigiaram programação da Mineração Usiminas para marcar o Dia da Água. Celebrada mundialmente em 22 de março, a data tem como objetivo reforçar as questões essenciais referentes à segurança hídrica. Esse é um dos temas prioritários da Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da mineradora, que em 2023 alcançou o índice de 94% na recirculação da água utilizada nos processos, além de reduzir em 11% a captação de água nova.
Os integrantes do poder público participaram do curso “Princípios Básicos para Identificação Botânica”, ministrado pelo engenheiro florestal Luís Carlos Júnior. A ação reuniu ainda colaboradores próprios e terceiros. Os participantes aprenderam características das espécies da flora local e puderam colocar o conhecimento em prática na mata que fica nas dependências da empresa.
“O estudo da fisiologia botânica está diretamente ligado à conservação dos recursos hídricos. Excelente iniciativa da Mineração Usiminas de realizar a atividade e de sempre fortalecer os laços público-privados”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Itatiaiuçu, Lucas Belo.
Educação ambiental
Durante a semana, foi oferecida à equipe da Mineração Usiminas, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), capacitação para o ensino de técnicas para a reutilização de óleo de cozinha.
“Buscamos reforçar a mensagem de que todos nós podemos contribuir para a conservação dos recursos naturais, com práticas sustentáveis no dia a dia. E contar com a participação dos secretários e outros integrantes das pastas de Meio Ambiente de nossa região nessa programação foi muito satisfatório, pois, o nosso propósito é sempre trabalhar em conjunto, contribuindo com o desenvolvimento sustentável dos municípios”, disse o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.
Conscientização pelo teatro
Na sexta-feira, 22/3 (Dia Mundial da Água), cerca de 400 crianças, com idades entre quatro e 11 anos, assistiram à peça “Cadê a água que estava aqui?”. A montagem da Companhia Descarga de Comédia (Itaúna) foi levada à Escola Municipal Estelita Parreiras Borges, em Rio Manso.
O grupo alertou para a importância de cuidar dos recursos hídricos, explicando ações simples que podem ser adotadas no dia a dia. “Por meio da parceria com a empresa, levamos essa mensagem tão importante sobre preservação da água aos nossos meninos e meninas. Precisamos reforçar sempre esse tema, mostrando que todos nós podemos contribuir para o futuro do planeta”, disse a secretária de Meio Ambiente de Rio Manso, Marina Amaral.