Mineração Usiminas realiza reunião com moradores na comunidade de Morro da Onça

Encontro aborda ações desenvolvidas pela empresa na localidade, que pertence a Rio Manso, com foco na preservação da flora, fauna e na segurança hídrica

Na noite de quinta-feira, 18 de janeiro, a Mineração Usiminas realizou reunião na comunidade de Morro da Onça, no município de Rio Manso. Durante o encontro, a equipe da Gerência-Geral de Sustentabilidade atualizou moradores e produtores rurais sobre as ações ambientais desenvolvidas pela empresa na localidade.

Os investimentos feitos pela empresa em preservação ambiental nessa região alcançaram o montante de R$ 6 milhões, entre 2021 e 2023. No período, a companhia plantou mais de 110 mil mudas de espécies nativas na localidade e fez cerca de 35 mil metros de cercas, além de aceiros, protegendo as áreas contra focos de queimadas.

A importância do Programa de Compensação Florestal mantido pela Mineração Usiminas no Morro da Onça foi um dos destaques da apresentação. A iniciativa é executada nas reservas legais e Áreas de Preservação Permanente (APP) da empresa e consiste em medidas de proteção das áreas de vegetação nativa e reconstrução das áreas degradadas. Esse trabalho permite a formação de grandes corredores ecológicos, que contribuem diretamente para a recarga da Bacia do Rio Manso, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Entre os nossos compromissos está a segurança hídrica e a nossa atuação nesse território reforça esse propósito, considerando a importância da Bacia do Manso, que abastece grande parte da RMBH. Os investimentos feitos também contribuem com a conservação da biodiversidade, que tem reflexos diretos na qualidade de vida da população”, afirmou o gerente de Meio Ambiente, Yuri Azevedo. “Estamos aqui para mostrar o que estamos fazendo e ouvir a população, cumprindo o nosso propósito de manter o diálogo aberto e transparente com as comunidades”, completou.

Presenças

Mais de 80 pessoas participaram da reunião. Entre os presentes, a secretária municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Rio Manso, Marina Amaral, o representante da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Diogo Tavares, além dos vereadores Tiago Vinicius de Menezes, Fernando Nogueira Menezes, Luzia das Graças de Sousa, Sival Laurindo Pereira e Caroline Damasceno Alves.

Proteção contínua

A Mineração Usiminas mapeou os mananciais nas áreas de sua propriedade e pretende usar esses dados para direcionar de forma cada vez mais estratégica as ações de preservação. Com o projeto Mina de Mel, por exemplo, incentiva a apicultura, contribuindo para a conservação das abelhas e a polinização.

Para 2024, está prevista a ampliação do monitoramento da fauna local, por meio do “Pegadas da Serra”. Além disso, a companhia pretende expandir para a localidade o programa Mina D´Água, executado com foco na recuperação e proteção das nascentes. Recentemente foi lançado edital para contemplar proprietários de terrenos que tenham interesse em participar da iniciativa e que abrange também o município.

 

Previsão do Tempo

My Shopping Cart