Mineração Usiminas doa 12 mil máscaras de tecido ao município de Itatiaiuçu
Com foco no cuidado com as pessoas e na proteção à vida, a Mineração Usiminas (Musa) segue atuando para contribuir com o esforço coletivo de enfrentamento à Covid-19 (Coronavírus). A empresa continua atenta às demandas das comunidades realizou uma nova doação, desta vez à Prefeitura de Itatiaiuçu.
A companhia destinou ao Município 12 mil máscaras de tecido, que serão distribuídas por meio das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), atendendo a 100% da população. Foram doados ainda 1.045 litros de álcool em gel e mil óculos de segurança, destinados para utilização nas unidades de atendimento e pelos profissionais da área que estão à frente das ações de combate à pandemia.
A entrega dos materiais ao prefeito Matarazzo José da Silva, e à secretária municipal de Saúde, Carolina Lemos Barbosa, foi feita pelo gerente-geral de Sustentabilidade da Musa, André Chaves, na tarde de quarta-feira, 27/05. O chefe do Executivo de Itatiaiuçu afirmou que com a iniciativa, a empresa demonstrou mais uma vez a preocupação com a cidade. “A mineradora está nos ajudando na travessia deste momento tão difícil pelo qual passamos. Fica registrado o nosso agradecimento, em nome de toda a população de Itatiaiuçu”, frisou Matarazzo.
André Chaves reafirmou o compromisso da Mineração Usiminas com as comunidades do entorno da unidade e a preocupação de contribuir para que a população esteja protegida e bem assistida, principalmente neste período. “Cientes da nossa responsabilidade social, queremos sempre atuar em parceria, apoiando os municípios e ajudando nos cuidados com as pessoas, o que faz parte do nosso DNA”, afirma Chaves.
Enfrentamento à pandemia
Desde o início da pandemia, a Mineração Usiminas (Musa) tem desenvolvido diversas ações para contribuir com o enfrentamento ao novo Coronavírus em Itatiaiuçu e região. A empresa investiu na confecção de 35 mil máscaras de TNT pela Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu (Acirpa), equipamentos que veem sendo distribuídos entre colaboradores e instituições, como a Polícia Militar, que recebeu, além dos itens de proteção facial, 45 litros de álcool em gel. A companhia entregou aos 450 caminhoneiros que prestam serviços a ela kits de alimentos e produtos de higiene, em abril e maio, para minimizar as dificuldades geradas pelas restrições de funcionamento do comércio no período.
Aderiu também à campanha “Doar para Salvar” e repassou R$ 150 mil ao Hospital Manoel Gonçalves, localizado em Itaúna e referência para os atendimentos à população de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema. Outros R$ 80 mil foram destinados à instituição de saúde por meio de acordo com o Ministério Público Federal (MPF). A Musa também adotou todas as providências cabíveis para proteção de colaboradores, próprios e terceiros, fornecedores, prestadores de serviços e comunidades do entorno da unidade.
Entre as principais medidas preventivas implementadas pela companhia estão: adoção de home office para as equipes administrativas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e acima de 60 anos; afastamento temporário de empregados com sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas em suspeita de contaminação ou casos confirmados; aferição diária da temperatura dos colaboradores, antes do embarque no transporte ou na entrada da unidade; aumento da frota e ônibus circulando com 50% da capacidade e mudanças nos serviços de alimentação.