Literatura Acessível chega a Itaúna com patrocínio da Mineração Usiminas

Iniciativa passou por quatro escolas municipais com o espetáculo “Juntos & Misturados” e doação de livros com recursos inclusivos

O projeto Literatura Acessível, apresentado e patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, passou por Itaúna nestes últimos dias de setembro. Quatro instituições da rede municipal de ensino receberam a iniciativa, que tem como objetivo a inclusão e democratização do acesso à leitura e literatura para pessoas com deficiência ou necessidades específicas no ato de ler – disléxicos, pessoas cegas ou com baixa visão, surdos e autistas.

Professores e alunos das escolas municipais Augusto Gonçalves, Dr. Lincoln, Souza Moreira e João Luiz de Souza assistiram à peça “Incluídos & Misturados”, que tem roteiro inspirado nas obras literárias do projeto, todas com histórias protagonizadas por personagens com deficiência. As atividades, que têm foco na diversidade, contam com intérprete de Libras.

Para a pedagoga Márcia Custódia Pereira, foi uma alegria a Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado receber a peça. “Já desenvolvemos atividades inclusivas e essa ação foi fundamental. Percebemos no rosto das crianças, pela vibração, energia e interação, que efetivamente gostaram. A mensagem ficou registrada para as nossas crianças”, afirmou.

 

Democratização do acesso à cultura

Cada unidade de ensino recebeu também, gratuitamente, coletâneas com livros que reúnem braille, pictogramas e versão em Libras e audiodescrição.

Fabrício Ligiero, produtor cultural do Literatura Acessível, reforça a atuação do projeto e reconhece a força do apoio vindo da Mineração Usiminas. “É muito bom vermos uma empresa como a Mineração Usiminas apoiando e patrocinando uma ação que fala e promove esse tema tão sensível e tão importante para o ser humano, que é a acessibilidade e a inclusão”, declara.

Para Marina Magalhães, gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, é uma honra para a companhia impulsionar projetos como esse.

“Buscamos apoiar iniciativas responsáveis por contribuir com o desenvolvimento das comunidades e a democratização do acesso à educação, cultura e arte. O Literatura Acessível faz isso muito bem, especialmente quando permite que todos tenham acesso à leitura, ao mesmo tempo em que reafirma reflexões, contribuindo para o entendimento acerca de direitos e acessibilidade. São objetivos extremamente alinhados com os da Mineração Usiminas”, frisou a gerente-geral.

O “Literatura Acessível” é vencedor do prêmio Unesco-Confúcio de Literatura, que valoriza iniciativas de promoção da leitura para crianças e jovens fora do currículo escolar padrão. As atividades em Itaúna tiveram início na sexta-feira, 23 de setembro, com encerramento nesta quarta-feira, 28. Agora será a vez de Mateus Lema receber o projeto, que desembarca na cidade, com patrocínio da Mineração Usiminas, no dia 4 de outubro.

 

 

Previsão do Tempo

My Shopping Cart