Histórias da Mineração une cultura e sustentabilidade em visita da comunidade de Itatiaiuçu à Mina
Participantes da ação puderam conhecer a Mineração Usiminas, patrocinadora da iniciativa, em um dia repleto de atrações
“Quero voltar e ver mais”. Esse é o sentimento do pequeno Inácio dos Santos, de 8 anos, após conhecer a Mineração Usiminas, no projeto “Histórias da Mineração”. Além dele, outras crianças, jovens, professores e integrantes da comunidade de Itatiaiuçu tiveram a oportunidade de conhecer, de uma forma lúdica, as instalações da companhia e sua atuação sustentável. Também puderam colocar as habilidades artísticas em prática. A data da visita, sábado, 3 de junho, foi escolhida devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira, 5, abrindo as comemorações.
A iniciativa, que é realizada pela Ação Educativa do Instituto Usiminas e conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresenta, com leveza e bom humor, a história do minério de ferro, uma vocação de Minas Gerais. A personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira é quem recebe e guia os participantes para várias áreas da Mina. Ao final, a artista plástica Rosane Dias ministrou uma oficina de pintura com tintas feitas à base de rejeitos minerais, uma oportunidade para a expressão criativa e reflexões sobre história, memória e sustentabilidade.
Elisabeth Hartmann, vice-diretora da Escola Estadual Manoel Dias Corrêa, uma das instituições de ensino que acompanharam a visita, resumiu a experiência como “esclarecedora, interessante e instigante”. José Antônio dos Santos concorda. Segundo ele, foi uma oportunidade maravilhosa. “A gente mora na cidade e realmente desconhece como é feita a produção de minério. Eu nunca tinha visto a fundo como eles trabalham e respeitam a comunidade. Fomos muito bem acolhidos e vimos todos os cuidados tomados com a natureza.”, diz.
Inácio Santos, além de querer repetir a dose, ficou encantado com as atividades. “Foi uma das experiências de que eu mais gostei. Adorei a pintura. Nunca tinha visto (a tinta), foi muito legal pintar com tons diferentes e fazendo muitas misturas”, conta.
“Iniciativas como essas nos permitem abrir as portas da empresa para que o público possa se familiarizar e conhecer nossos processos produtivos, além das nossas ações de responsabilidade, principalmente, ambiental. E tudo isso, ampliando o seu conhecimento geral sobre cultura e sustentabilidade. É uma alegria direcionar nossa atuação social em prol de encontros que fortalecem a memória e a história do patrimônio, priorizando o cuidado com o meio ambiente”, afirma Fernanda Morais, da equipe de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas.