Histórias da Mineração reúne mais de 70 pessoas na primeira edição do ano
Programa que une arte, cultura e sustentabilidade recebe comunidade para conhecer de forma lúdica as instalações e processos da Mineração Usiminas
“Aprendemos muito. Foi um momento divertido e enriquecedor. Valorizamos ainda mais a empresa depois de conhecer melhor os processos”. Esse foi o sentimento da Jaqueline Araujo, após conhecer a Mineração Usiminas, no programa “Histórias da Mineração”, realizado no último sábado (27/4).
A primeira edição da atividade neste ano reuniu cerca de 70 pessoas da região da Serra Azul. A iniciativa, que é realizada pela Ação Educativa do Instituto Usiminas e conta com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresenta, com leveza e bom humor, a história do minério de ferro, uma vocação de Minas Gerais
A personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira guiou os participantes para conhecerem várias áreas e processos da mina. Ao final, a artista plástica Rosane Dias ministrou uma oficina de pintura com tintas feitas à base de pigmentos minerais, uma oportunidade para a expressão criativa e reflexões sobre história, memória e sustentabilidade.
Nina Silva, que esteve em uma das turmas no último sábado, relata que a vivência foi esclarecedora. “Foi uma visita maravilhosa! A história foi apresentada de forma lúdica e de fácil entendimento. O passeio foi muito bom e organizado. Agradeço a oportunidade de poder participar com minha família”.
“O “Histórias da Mineração” se consolida como um programa que conecta a comunidade, inspirando reflexões sobre a importância da relação equilibrada entre o homem e a natureza”, afirma Mariana Menezes, produtora executiva do Instituto Usiminas.