Educa na Luta promove aulas de artes marciais para crianças e adolescentes em Mateus Leme
Com patrocínio da Mineração Usiminas, projeto beneficia estudantes com prática gratuita no contraturno escolar. Aula inaugural do segundo ano reuniu cerca de 50 pessoas
“O taekwondo mudou a minha vida”, afirma Igor Gonçalves, de 16 anos, um dos alunos do projeto Educa na Luta, que segue em atividade em Mateus Leme. Nesta semana, cerca de 50 pessoas, entre crianças, adolescentes e familiares, acompanharam a aula inaugural do segundo ano da iniciativa com muito entusiasmo. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a ação oferece aulas gratuitas em taekwondo, duas vezes por semana, no contraturno escolar.
Realizado pelo Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura (Ineec), o projeto acontece no Centro de Referência em Assistência Social (Cras). “O Educa na Luta faz a diferença na vida das nossas crianças e adolescentes, ajudando no desenvolvimento social, familiar e educacional, além de beneficiar a saúde, porque esporte é saúde. Só gratidão. Estamos muito felizes com essa parceria”, declara Marilza Carmosina da Silva, coordenadora do Cras de Mateus Leme.
Bruna Ingrid dos Santos, mãe do pequeno Caleb Mateus Marçal dos Santos, um dos beneficiados pela iniciativa, se diz grata pelo impacto positivo na vida do filho. “O projeto ajudou muito no desenvolvimento escolar e social dele. O Caleb está tendo um empenho ótimo, tanto na luta quanto em casa. Essa é uma oportunidade para abrir portas para a comunidade. Eu creio que desse projeto sairão grandes profissionais. Vale muito a pena”, comenta.
O Educa na Luta busca incentivar a prática sistemática de artes marciais para crianças e adolescentes, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e de transformação social. As aulas trabalham a redução da ociosidade a fim de diminuir situações de risco e de vulnerabilidade social. Essa iniciativa reforça a atuação social da Mineração Usiminas em prol da saúde e do bem-estar das comunidades.
“Oportunizar meios para melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades sociais é um dos nossos compromissos. Apoiar projetos que alinham esse propósito com educação e inclusão faz com que os nossos olhos brilhem. É muito gratificante propiciar o acesso ao esporte para crianças e adolescentes”, diz Fernanda Morais, coordenadora de comunicação e responsabilidade social da Mineração Usiminas.
Mais ações
Não para por aí. No próximo mês, também com patrocínio da Mineração Usiminas, o projeto iniciará as aulas de judô do segundo ano na Escola Municipal Maria Guaraciaba, em Mateus Leme. Cerca de 50 crianças e adolescentes serão beneficiados. Em Igarapé, 100 alunos da Escola Municipal Professora Amélia Amaral e Silva receberão aulas de judô e taekwondo.