Cultura e Gastronomia em destaque em mais uma edição do Festival Igarapé Sabor
Com patrocínio da Mineração Usiminas, o evento recebeu mais de 50 mil pessoas e promoveu a geração de emprego e renda na região
A praça Miguel Henriques da Silva recebeu na última semana mais de 50 mil pessoas nos quatro dias de Festival Igarapé Sabor 2023 – Mestras e seus Temperos, realizado pela Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (Asmeci). Patrocinado pela Mineração Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o evento é tradição no município e, além de valorizar a gastronomia local, contribuiu para o fomento da economia, por meio da geração de emprego e renda. O festival também contou com o apoio da Prefeitura de Igarapé.
A festa movimentou o público com atrações artísticas e a típica comida mineira como protagonista. Por trás dos belos pratos do cardápio estavam membros importantes da cultura igarapeense. Com ingredientes cultivados nos quintais de suas casas, essas personalidades mantêm viva a tradição da cozinha afetiva que conecta gerações, incentivando a união das famílias e a preservação da memória gastronômica.
No palco Mineração Usiminas, o chef Renato Lobato se juntou às mestras para ensinar receitas e dar dicas de culinária. O espaço também recebeu o “Saborzinho”, uma programação especial para a criançada. A participação dos potenciais “Mestres da Culinária de Igarapé”, Wilson Saraiva e Guto Pacheco (Guto Sushi), que fazem parte da nova geração, também abrilhantou o evento.
No total, 20 tendas formaram a Alameda das Mestras, onde o público pôde conhecer e apreciar os pratos do evento. Na Praça das Quitandas, biscoitos, broas, bolos e outros quitutes, fritos em tachos ou assados nos fornos gigantes montados no local, complementaram a diversidade de sabores do festival.
A coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, Fernanda Morais, marcou presença no evento. Para ela, “foi satisfatório apoiar esse evento por mais um ano, fortalecendo a economia e a gastronomia local, e impulsionando o desenvolvimento sustentável das comunidades de Igarapé. A atuação social da Mineração Usiminas acontece por vários caminhos, e esse é um deles. Afinal, faz parte do nosso compromisso valorizar a cultura e o patrimônio das localidades das quais fazemos parte, e promover ações que possam fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.