Conheça um pouco sobre o Coronavírus, sintomas e formas de prevenção
Ainda sem tratamento específico, o Coronavírus deve ser combatido essencialmente com medidas de prevenção. Conheça um pouco mais sobre a doença:
Transmissão
O Coronavírus é transmitido de uma pessoa doente para outra ou contato próximo por meio do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, etc.
Sintomas
Os principais sintomas da doença são doenças similares a um resfriado e geralmente afetam o sistema respiratório. Entre os sintomas mais comuns estão coriza, tosse seca, dor de cabeça, dor de garganta, febre, fadiga e dificuldade para respirar.
Prevenção
- A melhor e principal forma de prevenção é lavar as mãos até a altura dos punhos com água e sabão constantemente ou higienize com álcool em gel 70%.
- Evite circulação desnecessária nas ruas. Se puder, fique em casa.
- Mantenha distância de cerca de dois metros de pessoas que apresentem sintomas como tosse, coriza e febre.
- Ao tossir cubra o rosto com o braço ou um lenço descartável.
- Quando for necessário sair de casa, use máscaras caseiras ou artesanais. O assessório evita que as gotículas da saliva e o catarro se espalhem.
- Mantenha os ambientes sempre limpos e bem ventilados, portas e janelas deverão permanecer abertas.
Tratamento
Ainda estão sendo realizadas várias pesquisas no tratamento do Coronavírus, inclusive de vacinas para a prevenção. Por enquanto, a estratégia dos médicos é basicamente controlar os sintomas enquanto o próprio corpo se cura da infecção. Portanto, o melhor remédio é a prevenção.