Com patrocínio da Mineração Usiminas, alunos do curso de tapeçaria ‘Trama sem Nó’ se formam em Igarapé
Iniciativa beneficiou 25 pessoas com capacitação em arte e sustentabilidade, contribuindo para a geração de renda nas comunidades
“Cada retalho que coloquei nos tapetes, reconstruiu um pedaço de mim”, conta Iara Aparecida Neiva Magalhães, aluna do curso Trama Sem Nó, realizado pelo Instituto Fred. Ela e outras 24 pessoas concluíram a capacitação em tapeçaria na última segunda-feira, 20. A iniciativa que uniu arte e sustentabilidade contou com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas. Todos os artesãos receberam certificado.
O projeto promove políticas para o desenvolvimento local e apoio às comunidades nas atividades produtivas, um dos pilares estabelecidos pela companhia e materializado em sua Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). Ainda inspirada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), a Mineração Usiminas trata como prioridades a inclusão, geração de emprego e renda, criatividade e inovação. “A arte, para além de ser a expressão de um povo, de um tempo, é uma poderosa ferramenta de construção de autoestima e de autonomia. Contribuir para que as pessoas ampliem as suas possibilidades e olhares é parte fundamental e muito gratificante do nosso trabalho”, comenta a gerente-geral de Sustentabilidade, Marina Magalhães.
Durante quatro meses, os 25 alunos foram beneficiados com aulas gratuitas de técnicas para transformar retalhos em arte e atividades integradoras, como aulas de empreendedorismo, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e palestras. O Instituto Fred ainda realizará mostras culturais e exposição para comercialização das peças produzidas. O valor arrecadado com as vendas será repassado aos artesãos como incentivo ao empreendedorismo, prática também trabalhada no curso.
Segundo Sônia Maura da Fonseca Campos, os benefícios foram inúmeros e o sentimento final é de gratidão. “Foi muito importante. Trabalhar o tapete e as cores me trouxe mais ânimo, mais vida! Agradeço ao Instituto Fred, à Prefeitura de Igarapé e à Mineração Usiminas por me proporcionar essa oportunidade”, celebra