Cerimônia marca formatura de oficinas patrocinadas pela Mineração Usiminas
Projeto realizado na Acirpa contribui para a descoberta e formação de talentos nas artes e artesanato
Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 08/12, a cerimônia de entrega dos certificados aos participantes das oficinas de artes e artesanato realizadas na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa). O projeto, patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, beneficiou 70 crianças, jovens e adultos, com o aprendizado de técnicas de tear mineiro, reciclagem em tecido, capitonê, desenho e pintura.
Além de contribuir com a formação e descoberta de talentos, a iniciativa, desenvolvida com o apoio do Instituto Usiminas, priorizou os artistas e artesãos locais. Todos os cursos, oferecidos desde agosto de 2021, foram ministrados por associados da Acirpa. Responsável por uma das turmas, o desenhista Eurico Aguiar ressaltou: “Nós nos sentimos valorizados pelo nosso trabalho. Isso é muito gratificante e motivador”.
Para a presidente da Acirpa, Madalena Custódia de Jesus, as oficinas proporcionaram um ganho enorme para todos os envolvidos. “Vivenciamos aqui, com a entrega dos certificados, um momento muito especial. Ao longo dos últimos meses, pudemos acompanhar o desempenho e o entusiasmo de alunos e dos professores, que são artistas e artesãos daqui mesmo. Só temos motivos para comemorar”, disse.
Presente à solenidade, aberta pelo Coral Palestrina, de Itatiaiuçu, o diretor cultural do Município, Nordestino Andrade (Pebinha), falou sobre a importância do projeto. “Ações como essa contribuem imensamente para o desenvolvimento de nossa cidade. E ver uma iniciativa voltada para todas as idades, incentivando o aprendizado e a capacitação, é muito satisfatório. Ficamos realmente muito felizes com o resultado”, enfatizou.