Caravana das Artes leva conhecimento e prática artística a crianças e educadores de Mateus Leme
Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas envolveu cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino e ofereceu três dias de formação a educadores da cidade mineira
Na última semana de julho, educadores e cerca de dois mil estudantes da rede municipal de ensino de Mateus Leme viveram três dias de uma divertida e profunda imersão em práticas pedagógicas e artísticas proporcionada pela Caravana das Artes. O projeto tem patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Mateus Leme e do Instituto Usiminas.
Durante o evento, as crianças aprenderam muito sobre inclusão e musicalização com os instrutores que orientavam as atividades nas belas tendas que foram instaladas no Sítio Morada do Rei. Ao mesmo tempo, profissionais das Secretarias de Educação, Esporte e Cultura de Mateus Leme participaram de cursos de formação com o objetivo de ampliar as possibilidades de abordagens nos trabalhos que desempenham em sala de aula, em suas rotinas com os alunos.
A caravana contou com a participação de especialistas, artistas e atletas convidados, como o ex-goleiro e comentarista esportivo Emerson Ferreti, um dos grandes nomes do Esporte Clube Bahia; a cantora e compositora Luciana Oliveira e a cantora e estrela do carimbó contemporâneo, Lia Sophia. Autoridades locais também marcaram presença. Toda a ação foi registrada em um documentário a ser exibido pelo Canal Sol Brasil – plataforma de streaming SOUL TV, e pelo YouTube do Instituto Mpumalanga.
Para a diretora da Caravana das Artes e do Instituto Mpumalanga, Adriana Saldanha, promover a ação é garantir o direito ao acesso à dança, música e educação de qualidade e inclusiva a crianças e jovens. “É motivo de alegria a participação da Mineração Usiminas, possibilitando a nossa presença em Mateus Leme. Agradecemos o incentivo e a parceria com o recurso. Sem ele, não poderíamos fazer esse grande encontro, que tem como olhar principal a nossa criança e o nosso jovem”, declarou.
Lia Sophia, ícone do carimbó, também destacou a importância do papel da Mineração Usiminas na realização do projeto. “É necessário que as empresas se movimentem nesse sentido, em prol da transformação do mundo, e a transformação vem da Educação, da Arte. Esse apoio amplia o impacto nas comunidades, escolas, professores e nas pessoas abarcadas pelo projeto. A Mineração Usiminas está de parabéns”, disse.
Apoio
Para o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico, o apoio ao projeto, que faz parte das comemorações do aniversário de 12 anos da companhia, reafirma o compromisso da empresa de somar no desenvolvimento social e cultural na região a que pertence. “A Caravana das Artes é uma ação efetiva que possibilita o acesso de crianças e jovens ao conhecimento, por meio da beleza da arte democrática. É uma honra sermos parte desse projeto”, celebrou o executivo.
Experiência e gratidão
A assessora da educação infantil na rede municipal de educação, Josimeire Monteiro, afirmou ter ficado “muito feliz” em participar dos três dias de mobilização, em Mateus Leme. “É uma alegria enorme presenciar esse momento. Trata-se de um investimento nas crianças, nos profissionais, no conhecimento e na mudança de pensamento a respeito das artes”, opinou.
Fátima Gaia, secretária de educação de Mateus Leme também fez questão de compartilhar a análise que fez da oportunidade. “Essa Caravana da Arte proporcionou não só formação e lazer, como também conhecimento, que, com certeza, vai ser desenvolvido pelos profissionais no dia a dia, em cada escola do nosso munícipio. Muito obrigada, Mineração Usiminas”, afirmou.