ArcelorMittal promove Encontro de Folia de Reis em Itatiaiuçu
A festividade, aberta à comunidade, reuniu três grupos tradicionais da região, no dia 21 de maio, em Pinheiros
A ArcelorMittal promoveu um dia de folia em Pinheiros, distrito de Itatiaiuçu, onde a empresa mantém a Mina de Serra Azul. No domingo, dia 21 de maio, a ArcelorMittal reuniu três grupos tradicionais de Folia de Reis da região, que se apresentaram para a comunidade na área externa da igreja, ao lado da Praça Nossa Senhora Aparecida.
A Folia de Reis é uma festividade religiosa e tradicional que une música, canto, dança e vestuários tradicionais, em devoção aos Reis Magos. O evento foi aberto a toda a comunidade e contou com a participação dos grupos: Nossa Senhora Aparecida (Itatiaiuçu); Divino Espírito Santo (Itaúna); e Brasil Minas (Medeiros).
Na abertura do encontro, representantes de cada uma das folias fizeram relatos da história de cada grupo, da origem da tradição e da importância desta vivência centenária. Em seguida, os grupos se apresentaram com músicas e representações que encantaram a todos os presentes. Um momento importante de integração foi o almoço coletivo aberto à comunidade. Ao final, a ArcelorMittal entregou troféus e bandeiras com os nomes das folias em agradecimento à participação dos grupos.
“A ArcelorMittal entende o valor da tradição e a importância de contribuir para o fortalecimento e preservação de culturas populares que fazem parte da história do nosso povo. A Folia de Reis é uma vivência de tradição oral, ou seja, só é possível de ser aprendida por meio da participação. Por esse motivo, é tão importante incentivarmos o envolvimento das comunidades”, afirma Igor Martins, analista de Relacionamento com Comunidades da ArcelorMittal e um dos organizadores do evento.
Fomento da tradição
A Folia de Reis é uma das vivências mais tradicionais de Minas Gerais e do Brasil que celebra a adoração dos Reis Magos ao nascimento de Jesus Cristo.
Trata-se de uma festividade religiosa que une música, canto, dança e vestuários tradicionais, em devoção aos Reis Magos. Trazida pelos portugueses para Minas, a festa ganhou contornos regionais de grande originalidade nas músicas e representações.
A cultura está presente em vários estados do país com características próprias e nomes diferentes: além de Folia de Reis, é conhecida como Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis.
Nestes festejos, a música é a base principal, com uso de vários instrumentos como acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiros e outros. Os participantes visitam as casas de porta em porta com sua cantoria, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.