ArcelorMittal faz aula inaugural dos cursos de formação profissional em Itaúna
Programa I AM Qualificar oferece vagas para jovens e adultos de Itaúna, Itatiaiuçu e Mateus Leme
A ArcelorMittal, em parceria com o Senai de Itaúna, deu início ao programa de qualificação profissional “I AM Qualificar”. O marco deste início foi uma aula inaugural ministrada para os 80 alunos inscritos nos cursos técnicos de eletroeletrônica e mecânica. Os cursos são gratuitos, acontecem no Senai de Itaúna e são voltados para moradores desta cidade, de Itatiaiuçu e Mateus Leme.
Os dois cursos terão duração de 18 meses, ao final do qual os alunos receberão a certificação de formação técnica. Além desses dois cursos, o programa também oferecerá formação nas áreas de operação de equipamentos móveis em mina, motoristas em mina e mineração, que terão previsão de início em 2023. Ao todo, foram oferecidas 120 vagas para estes cursos.
Laís Dornas da Silva, de 22 anos, é uma das alunas do curso técnico de Mecânica. Além disso, está no Programa Aprendiz em Eletromecânica na Mina Serra Azul, da ArcelorMittal. “Quando comecei a parte prática do programa de aprendiz, me identifiquei mais com a mecânica e por isso me inscrevi novamente no I AM Qualificar, desta vez para o curso específico de mecânica”, disse.
Laís também afirmou que se sente orgulhosa pela forte participação feminina no programa. “As mulheres são a maioria, tanto no Programa Aprendiz da ArcelorMittal quanto nas aulas do I AM Qualificar”, disse.
Já o supervisor de Manutenção Industrial da Mina de Serra Azul, Tiago Vieira Torres, reforçou essa importância do programa na promoção da diversidade de gênero numa atividade como a mineração, onde até hoje os homens prevalecem. “Estamos quebrando esse paradigma e promovendo a igualdade de oportunidades”, afirmou.
Tiago, que também é oriundo dos cursos técnicos do Senai, lembrou da importância do programa para o cumprimento do compromisso da ArcelorMittal em gerar empregos para as populações locais.
“Para contratarmos localmente, precisamos ter bons técnicos formados onde atuamos. Programas como o I AM Qualificar nos dá a oportunidade de descobrir estes talentos locais e de formá-los adequadamente e com qualidade. Isso beneficia a empresa, a sociedade e a economia das cidades próximas das nossas operações”, disse.
Os cursos oferecidos são os seguintes:
Técnico – Em parceria com o SENAI/MG, o curso Técnico prevê formar profissionais em Mecânica ou Eletroeletrônica. Foram ofertadas 80 vagas e os cursos terão duração de 18 meses.
Qualificação – Em parceria com o SENAI/MG, os cursos de Qualificação são voltados para profissionais de mineração em três áreas: mineração, operadores de máquinas móveis e motoristas dentro de mina. Foram ofertadas 120 vagas.