ArcelorMittal faz aula inaugural do curso de qualificação profissional no Senai de Itaúna
Programa I AM Qualificar oferece vagas para jovens e adultos de Itaúna, Itatiaiuçu e Mateus Leme
A ArcelorMittal, em parceria com o Senai de Itaúna, deu continuidade ao programa de qualificação profissional “I AM Qualificar”. Uma aula inaugural ministrada para os 25 alunos matriculados, marcou o início do curso de qualificação básica Processos de Mineração e Tratamento de Minérios. O curso é gratuito, e é voltado para os moradores de Itaúna, Itatiaiuçu e Mateus Leme.
O curso terá duração de 3 meses, ao final os alunos receberão a certificação de qualificação profissional. Além desse curso, o programa também já oferece desde novembro do ano passado formação técnicas nas áreas de mecânica e eletroeletrônica e oferecerá cursos nas áreas de operação de equipamentos móveis de mina e motoristas de mina, além da segunda turma de Processos de Mineração e Tratamento de Minérios que estão previstos para agosto de 2023. Ao todo, foram oferecidas 140 vagas para estes cursos.
Reysla Damiane Ferreira, é uma das alunas do curso de Processos de Mineração e Tratamento de Minérios. Ela afirma que, para trabalhar na mineração é preciso estar sempre atualizada. “Desde quando eu entrei na mineração eu procurava um curso para me especializar, porque venho de uma área totalmente diferente. Voltei a estudar para adquirir conhecimento. Na área da mineração temos muitas mudanças, cada dia um cenário novo, por isso temos que estar atualizados”, disse.
O Gerente de Operações da ArcelorMittal Mineração Serra Azul, Anderson Umbelino, destaca a importância com o desenvolvimento das comunidades ao nosso entorno. Para ele, “a mineração é uma atividade extremamente importante no nosso país e fundamental no nosso dia a dia. Nesse sentido, o I AM Qualificar traz uma grande oportunidade para aqueles que querem começar a trabalhar na área.”
Os cursos oferecidos são os seguintes:
Técnico – Formação de profissionais em Mecânica ou Eletroeletrônica. Foram ofertadas 80 vagas e os cursos terão duração de 18 meses.
Qualificação – Formação de profissionais em três áreas: mineração, operadores de máquinas móveis e motoristas dentro de mina. Foram ofertadas 60 vagas.