ArcelorMittal abre Programa de Visitas à comunidade
Os visitantes irão conhecer as obras da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) e o Centro de Monitoramento da Barragem
A ArcelorMittal, em linha com sua política de transparência e diálogo, acaba de lançar o Programa de Visitas ao Centro de Monitoramento da Barragem e às obras da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ), que é a barreira que a empresa está construindo para conter todo o rejeito da barragem na hipótese de rompimento. Podem se inscrever moradores das comunidades de Pinheiros, Vieiras, Lagoa das Flores, Capoeira de Dentro, Retiro Colonial, além de Itatiaiuçu e municípios vizinhos.
As inscrições podem ser feitas pela Central de Relacionamento com a Comunidade (0800 721 2425) ou pessoalmente, no Posto de Atendimento da ArcelorMittal, em Pinheiros. Com a evolução das inscrições, serão montados grupos de visita. Os participantes serão contatados posteriormente para marcação da data e horário. A empresa oferecerá transporte, saindo de pontos de embarque determinados.
A visita
A visita terá início na Mina de Serra Azul. Ali, os visitantes conhecerão o Centro de Monitoramento da barragem, onde é feito o acompanhamento da estabilidade da estrutura. No local, técnicos especializados se revezam para analisar os dados enviados pelos equipamentos automatizados 24 horas por dia, sete dias por semana.
Já na Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ), os participantes acompanharão a evolução das obras. Trata-se de um empreendimento de grandes proporções, no qual estão sendo aplicadas tecnologias inéditas desenvolvidas pela equipe de engenharia da ArcelorMittal.
Na ECJ, os visitantes conhecerão os protocolos de segurança seguidos por todos os trabalhadores da obra e o centro de operações dos equipamentos não tripulados. Trata-se do local onde técnicos operam à distância, por meio de câmeras, caminhões, escavadeiras e tratores.
O roteiro de visita não contempla nenhuma área de risco e os participantes receberão equipamentos de proteção individual e informações de segurança pessoal.