Acirpa inicia oficinas de artesanato e gastronomia em Itatiaiuçu
Com patrocínio da Mineração Usiminas, o projeto oferece mais de dez cursos gratuitos à comunidade e promove a autonomia profissional
O Projeto de Manutenção das Atividades da Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) deu início à mais um ciclo de oficinas para a comunidade. A aula inaugural marcou o momento com emoção e alegria. Patrocinada pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e com apoio da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu, da Totem e da Associação Escambo Cultural, a iniciativa oferece 12 cursos gratuitos.
As atividades são ministradas por instrutores especializados em Bonecos de Pano, Corte e Costura, Macramê, Tear Mineiro e Trabalhos em Feltro, entre outros; e serão realizadas em três locais: na sede da Acirpa e nas comunidades de Curtume e de Ponta da Serra. As aulas são abertas para públicos de todas as idades e níveis de habilidade, e os participantes receberão certificado de conclusão.
Uma novidade é a oficina de Gastronomia Regional, que passa a integrar a lista de cursos oferecidos pelo projeto. “Eu amo cozinhar, é minha paixão. Sou muito grata por poder ingressar na turma de gastronomia. Estou empolgada e emocionada com mais essa oportunidade junto a Acirpa. Mais uma possibilidade de capacitação e consequente possibilidade de renda”, comenta Dagmar Simões, uma das beneficiadas pela ação.
Mariana Menezes, produtora executiva do Instituto Usiminas, marcou presença no evento que abriu as aulas. “A Acirpa é um espaço de acolhimento e de transformação. Por aqui, vemos a arte e a culinária serem, na prática, ferramentas de expressão, terapia e de apoio à economia das famílias. Iniciativas que demonstram verdadeira preocupação com as pessoas dialogam com o objetivo da Mineração Usiminas de apoiar a autonomia e o bem-estar das nossas comunidades”, diz.
Parceria de sucesso
Desde 2012, a Mineração Usiminas patrocina a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), que busca promover políticas para o desenvolvimento de atividades produtivas, empreendedorismo, criatividade e inovação. Essa iniciativa faz parte do tema prioritário “Desenvolvimento local e Relacionamento com as comunidades”, que integra a Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da Mineração Usiminas.
Nesse período, os números consolidados são robustos e o mais importante: representam vidas e as suas histórias. Mais de 500 participantes já foram beneficiados com as atividades, que perpassam pelo cuidado com a saúde mental e a inclusão. “Colaboramos para o desenvolvimento profissional e emocional de muitos alunos e familiares. Contribuímos não só com um programa de ensino das artes, mas também de acolhida e respeito. Nos preocupamos em expandir o artesanato para a comunidade destacando a importância de envolver todas as pessoas”, afirma relatório do projeto.