Mineração Usiminas recebe visita de representantes da Semad e da Feam
A Mineração Usiminas (Musa) recebeu, no último dia 25, a visita de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A subsecretária de Regularização Ambiental, Anna Carolina da Motta, e o presidente da Feam, Renato Teixeira Brandão, participaram de reunião com o diretor da Musa, Carlos Rezzonico, a gerente-geral de Sustentabilidade, Marina Magalhães, e o gerente de Meio Ambiente, Guilherme Silvino. Após uma apresentação sobre os principais indicadores, projetos e desafios da companhia, percorreram várias áreas da empresa para ver de perto as operações.
Os visitantes passaram pela Sala de Controle, de onde todas as atividades são monitoradas 24 horas, e pela Barragem Samambaia. Na Mina Central, estiveram no Mirante e puderam visualizar a Barragem Central, que está em avançado processo de descaracterização, além da construção da planta de filtragem, o Dry Stacking, que vai permitir à Musa encerrar o ciclo do uso de barragens para disposição de rejeitos.
Durante todo o percurso, acompanhado por gestores das áreas de Sustentabilidade, Geotecnia, Operação de Mina e Projetos Correntes, foram esclarecidas dúvidas sobre os processos. Já na Mina Oeste, onde a visita foi encerrada, os representantes da Semad e da Feam conheceram o Mirante e a horta comunitária do projeto “Plantando e Colhendo na Serra Azul”, que faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA).
“Tivemos aqui uma visão interessante e importante dos pontos técnicos que são extremamente relevantes quando tratamos de regularização ambiental. Observamos os avanços e o compromisso da Musa com o cumprimento da legislação”, afirmou a subsecretária. “Foi muito interessante ver de perto as operações da Mineração Usiminas e o quanto a empresa vem buscando a excelência”, completou o presidente da Feam.
A gerente-geral de Sustentabilidade, Marina Magalhães, ressaltou a importância, para a Musa, de ter a oportunidade de apresentar os projetos. “A Mineração Usiminas está sempre de portas abertas. Para nós, é uma grande satisfação receber os órgãos ambientais e apresentar o trabalho desenvolvido no dia a dia, que tem o foco em tornar as operações cada vez mais seguras e sustentáveis.”, encerrou