Proteção à fauna silvestre faz parte do dia a dia da Mineração Usiminas
O Programa de Monitoramento da Fauna é desenvolvido pela Mineração Usiminas (Musa), em toda a região da Serra Azul, desde 2012. A empresa ajuda a cuidar da natureza e contribui para a construção de um mundo melhor. Essa é mais uma importante iniciativa ambiental executada pela Musa, que vem reforçando as ações para conscientização sobre a importância de proteger os “bichos” que vivem no entorno da unidade.
A analista de Meio Ambiente, Cidiana Morais da Silva, é responsável pelo acompanhamento do Programa de Monitoramento da Fauna e explica como é desenvolvido o trabalho: “Identificamos a presença de espécies variadas no entorno unidade e adotamos medidas adequadas de manejo, sempre com uso de métodos adequados, em conformidade com os critérios para cada espécie, conceitos e normas estabelecidos pela legislação”.
As amostragens abrangem 34 pontos, envolvendo todas as espécies nativas. E, para 2020, já existem estudos que visam a ampliação da atuação, além de um projeto específico para monitorar, por colares de GPS, o lobo-guará, a jaguatirica e a onça parda.
Conscientização
Em mais uma iniciativa para conscientizar sobre a importância de proteger e preservar a fauna, um projeto da equipe de Meio Ambiente visa ampliar a partir de agora o acesso às informações sobre os animais nativos da região, para colaboradores e as comunidades.
“Queremos que todos saibam o quanto é importante respeitá-los e mantê-los em seus locais de origem. Não é legal, sob nenhum ponto de vista, retirá-los de seus habitats. Xerimbabo é um termo em tupi usado pelos indígenas para identificar os bichos selvagens que são domesticados. E da mesma forma que esse tipo de atitude representa uma intervenção na fauna regional, pode-se dizer o mesmo dos maus tratos e da comercialização dos animais silvestres. Por isso, reforçaremos a mensagem nas nossas ações de Educação Ambiental”, afirma a analista de Meio Ambiente, Cidiana Morais da Silva.
“A sobrevivência no planeta está condicionada à harmonia entre o reino animal e vegetal. Na Mineração Usiminas, trabalhamos com foco na proteção à vida e queremos que, cada vez mais, as pessoas estejam cientes de que o futuro depende de cada um de nós”, completa Cidiana.