Programa Escola Parceira abre nova temporada em Itatiaiuçu com formação para educadores e estudantes
Iniciativa patrocinada pela Mineração Usiminas atende cerca de 350 estudantes com atividades de arte-educação
Uma programação pautada pela arte-educação movimenta o segundo semestre da Escola Municipal Raimundo Benedito de Faria, em Itatiaiuçu. A unidade foi a escolhida para receber a segunda edição do programa Escola Parceira, realizado pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Localizada no distrito de Santa Terezinha, a escola atende 344 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e receberá, de agosto a novembro, uma programação cultural e educativa com cerca de 60 horas/aula, distribuídas entre workshop para professores; oficinas de dança e musicalização com mostra de resultados; espetáculos; além de concurso de texto e desenho.
O programa marcou o retorno das férias mobilizando mais de 180 educadores de Itatiaiuçu para participarem de palestra com o tema “Nossa escola, nosso futuro: cultivando respeito e paz”. O palestrante Tião Rocha é antropólogo, educador popular e idealizador e diretor-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD, ONG dedicada ao desenvolvimento comunitário por meio de pedagogias alternativas e tecnologias sociais.
O coordenador de Relações com Comunidades e Institucional da Mineração Usiminas, Paulo Assis, ressalta que “empresa e comunidades vizinhas devem caminhar juntas. Esse é um dos propósitos de nossa Agenda ESG, dentro de tema prioritário que prevê a nossa contribuição para o desenvolvimento local e o fortalecimento do nosso relacionamento com as pessoas e instituições da região da qual fazemos parte. Acreditamos no elo cultura e educação como um caminho importante para mudanças e programas como o Escola Parceira reforçam esse compromisso”.
Nesta semana, os alunos participaram da oficina de dança, com o professor Pedro Henrique, coreógrafo. O instrutor tem experiência em Hip Hop, cuja filosofia antiviolência dialoga com as aspirações para o ambiente escolar e para fora dele.
Em setembro, será a vez do Tio Ricardo se unir ao programa. Ele é professor de música, fonoaudiólogo, especialista em Educação Inclusiva e idealizador do projeto Fonomusicoterapia. As aulas de musicalização visam despertar o interesse pela música.
Os alunos ainda assistirão a espetáculos teatrais e serão incentivados a soltar a imaginação no concurso Palavra Ilustrada, nas categorias desenho; poesia e redação livre, com premiação para os melhores trabalhos.
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, explica que o programa Escola Parceira é uma ferramenta de democratização do acesso às artes e à cultura. “Para além disso, destacamos a formação que oferecemos aos educadores como forma de inspirá-los a diversificar as abordagens em salas de aula, mantendo os alunos como protagonistas nos novos processos de aprendizagem, tendo a arte e a cultura como potências para o aprendizado”, salienta.
As atrações e temáticas abordadas na programação vão ao encontro da cultura de paz, respeito às diferenças e afetividade, indicadores identificados em construção coletiva com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação do município. As ações do programa estão em conformidade com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que tem diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.