Laboratório de Cerâmica lança coletivo de artesãos e mobiliza comunidade de Itatiaiuçu
Projeto patrocinado pela Fundação ArcelorMittal celebra um ano de incentivo à geração de renda e economia criativa
Transformar a realidade das famílias da comunidade de Pinheiros por meio do empreendedorismo comunitário. Essa é a proposta do Revivescer – Laboratório Criativo de Cerâmica para a Sustentabilidade, projeto pioneiro desenvolvido há um ano na comunidade de Pinheiros, em Itatiaiuçu (MG). A iniciativa é patrocinada pela Fundação ArcelorMittal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com execução da Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias (SABIC).
Durante o desenvolvimento desse projeto, foi formado um coletivo de artesãos, o USSU – que uniu pessoas com foco na produção de cerâmica para fomentar o empreendedorismo comunitário, a geração de renda e a formação de redes de sustentabilidade. O lançamento do coletivo foi realizado no dia 16 de junho, com exposição e venda das cerâmicas produzidas pelos 26 alunos na feira de artesanato local. Na ocasião, foi exibido também o minidocumentário “USSU: Cerâmica, Resistência e Sustentabilidade”.
De acordo com a gestora de projetos pela SABIC, Angélica de Freitas, o projeto implementou um laboratório criativo de produção sustentável de cerâmica artesanal. “Esse é o pontapé inicial para a criação de um empreendimento coletivo comunitário voltado à geração de renda e ao fortalecimento da economia local sustentável, junto a mulheres da comunidade de Itatiaiuçu”.
O curso teve duração de um ano e as oficinas aconteceram em uma casa cedida pela ArcelorMittal que conta com forno profissional. O projeto reúne 30 participantes da comunidade e ensina a fabricação artesanal de peças de cerâmica com o uso de rejeito de mineração, que é gerado na própria Mina de Serra Azul como parte da matéria-prima. A iniciativa contribui para a profissionalização dos artesãos em cerâmica, ensinando todas as etapas do processo, desde a composição da massa até a queima das peças e acabamentos. Além disso, o projeto também enfatiza a sustentabilidade, integrando características locais em seu desenvolvimento.
“Estamos muito felizes em completar um ano de projeto com avanços tão significativos. Ver a comunidade unida em prol do desenvolvimento da marca USSU, com objetivo de geração de renda, indica que estamos no caminho certo. Queremos ir ainda mais longe: outros projetos virão, sempre com respeito aos desejos e vocações das comunidades, construindo juntos” afirma a gerente de Relacionamento com Comunidades, Fabiana Lopes.
SOBRE A FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL
Responsável por conectar o Grupo ArcelorMittal às iniciativas que fazem a diferença na vida de crianças e jovens de todo o Brasil, a Fundação ArcelorMittal atua em três eixos prioritários: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas que compartilham conhecimento e inovação, leva desenvolvimento e novas oportunidades para que mais pessoas tenham a chance de escrever um novo presente e futuro. Saiba mais em: www.famb.org.br.