Mineração Usiminas mantém parceria para prevenção e combate aos incêndios florestais na Serra Azul

Durante o período de estiagem, a quantidade de incêndios florestais aumenta e eleva a necessidade de ações preventivas. Em resposta a essa ameaça, a Mineração Usiminas, em parceria com a ArcelorMittal e a Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA), realiza entre junho e outubro ações de prevenção e combate aos incêndios em Itatiaiuçu e região.

“São muitos os prejuízos causados pelas queimadas. O fogo prejudica o solo, a qualidade do ar e da água, além de destruir o abrigo de diversos animais que vivem nas matas e precisam fugir em busca de locais seguros nas comunidades próximas”, comenta Jaqueline Pinheiro, analista de meio ambiente da Mineração Usiminas.

Em 2023, as equipes da AMDA conseguiram controlar incêndios em 360 hectares nas cidades de Itatiaiuçu, Mateus Leme e Rio Manso. Embora 97% das áreas afetadas sejam rurais, quase metade dos focos de incêndio combatidos ocorreram em áreas urbanas, destacando a importância de uma vigilância constante.

Atenção às estradas

Motoristas que trafegam pela região devem redobrar a atenção, especialmente ao notar focos de incêndio. A fumaça pode reduzir a visibilidade e animais fugindo do fogo podem atravessar as vias, aumentando o risco de acidentes. É crucial reduzir a velocidade e estar atento à sinalização nas áreas com maior presença de animais silvestres.

Serviço

Em caso de princípio de incêndio nas comunidades ou em propriedades do entorno da Serra Azul, a AMDA pode ser acionada pelo telefone (31) 9 9235-0304.

Previsão do Tempo

My Shopping Cart