Artesãs se formam em oficina de tingimento em tecido no Curtume
Formatura marca encerramento do Programa Comunidade Parceira, realizado pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Mineração Usiminas
O Programa Comunidade Parceira, em Itatiaiuçu, realizou mais uma importante ação no Curtume: a oficina de Tingimento Natural em Tecido. A iniciativa é uma realização do Instituto Usiminas e conta com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu.
Na última terça-feira, 12, nove artesãs receberam os certificados de conclusão das 28 horas-aula, desenvolvidas em três meses de imersão em técnicas de tingimento em tecido com produtos como folhas, flores e plantas. Além da parte teórica, houve oportunidade de prática, fazendo uso do kit que receberam, que continha um jogo americano e uma camiseta.
“Nos surpreendemos todos os dias, tanto com as cores quanto com os materiais. Não sabíamos que a folha da goiaba, o caroço do abacate e o urucum tinham resultados tão bons. Nos encantamos de verdade. Só tenho a agradecer”, afirma Valdilene Aparecida Dornas da Silva, uma das beneficiadas pela iniciativa.
Mary Yukawa Kajimoto afirma que a oficina superou suas expectativas. “À medida que o tempo foi passando, fomos tendo novidades e as expectativas foram crescendo. A cada aula queríamos saber o que iria acontecer com o tecido. Aprendemos a manipular os materiais, a fazer a limpeza do tecido, os tipos de materiais que poderíamos utilizar. Foi gratificante.”
Curtume: uma Comunidade Parceira
Em busca de fortalecer o diálogo e o protagonismo do Curtume, o programa levou, em 2023, uma série de ações gratuitas à localidade, como espetáculo e oficinas de circo, fotografia e artesanato, computando cerca de 170 atendimentos. Todas as atividades foram escolhidas em alinhamento com as demandas apresentadas no Mapa Afetivo, realizado em 2021, quando a primeira edição passou pela região e moradores compartilharam as suas histórias e anseios.
“Foi emocionante ver a comunidade tão presente em ações como essa, que une arte e educação. Esse programa ilustra bem o nosso constante diálogo com as comunidades e fortalece o nosso compromisso social em nos mantermos presentes, atentos às demandas das pessoas e às possibilidades de contribuir com o desenvolvimento da região”, afirma Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas.