Alunos da Orquestra Jovem em Itatiaiuçu se apresentam no Palácio das Artes
Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas atende cerca de 40 crianças e adolescentes com aulas de formação musical
Nesta semana, a Orquestra Jovem das Gerais celebrou 25 anos de trajetória com um concerto no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A apresentação contou com a participação de cerca de 20 alunos de Itatiaiuçu, beneficiados pelo projeto, patrocinado na cidade pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A iniciativa em Itatiaiuçu contempla crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos. “O Miguel ama música e arte. Ele tem se desenvolvido muito mais desde que entrou para a Orquestra, além de estar mais disciplinado e interessado em aprender. É emocionante vê-lo se apresentando num espaço como esse”, conta Amanda Giardini, mãe do Miguel Giardini, de 9 anos, que começou tocando flauta e hoje toca violino.
Semanalmente, no contraturno escolar, os jovens da Escola Estadual Manoel Dias Correa se reúnem para as aulas de musicalização, teoria musical, ritmo, figuras musicais, coordenação motora e introdução à flauta doce, violino, viola, violoncelo e contrabaixo. “O Pedro fica todo entusiasmado em ir para a aula. É um incentivo muito bom e tira ele das telas”, afirma Anderson Teodoro da Silva e Valdirene Conceição Ferreira Silva, pais de Pedro Lucas Ferreira Silva, violinista de 9 anos.
A Orquestra Jovem das Gerais busca promover o desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura e educação. “A música é poderosa e capaz de impactar vidas. Esse projeto alia musicalidade, bem-estar e formação, fortalecendo o sentimento de pertencimento e reverberando a cultura. É muito emocionante ver os alunos do núcleo de Itatiaiuçu no palco do Palácio das Artes. Somos muito gratos em poder contribuir com essa iniciativa”, destaca Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas.