Acirpa forma artesãs em Ponta da Serra
Com patrocínio da Mineração Usiminas, projeto incentiva economia criativa entre moradores da região
A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) realizou mais uma etapa de seu projeto de manutenção de atividades, por meio do qual oferece oficinas gratuitas à população local. Mais de 15 pessoas foram beneficiadas com cursos de feltro, macramê e bonecos de pano, e se formaram na arte do artesanato, na comunidade de Ponta da Serra. A iniciativa, patrocinada pela Mineração Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, conta com apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu, da Totem e da Associação Escambo Cultural.
“No início, era só um sonho e nada iria para frente sem a determinação dos alunos e o apoio recebido pelo projeto. Parabenizo todas as formandas e vou além: agradeço todas elas por terem acreditado em si, se esforçado e concluído o curso. Agora, com o certificado, o broto que foi plantado irá florescer”, afirma Edson Ferreira Silva, presidente da Associação Comunitária da Ponta da Serra, que marcou presença na cerimônia de formatura.
Para Jucelia Amaral, professora de boneca de pano da Acirpa, é significativo oportunizar formação para tantas pessoas. “Só gratidão por esse projeto e toda a felicidade que ele trouxe. A cada pedacinho de pano, vemos a alegria no rosto dos alunos. Nós trabalhamos, mas rimos e brincamos muito, tem muita história para contar. Vemos o quanto o projeto faz bem para as pessoas, é uma terapia e uma oportunidade de renda. É um encontro de alegria”.
Essa iniciativa reforça, desde 2012, a atuação social da Mineração Usiminas em apoio às políticas para o desenvolvimento de atividades produtivas, do empreendedorismo, da criatividade e da inovação. Nesse período, mais de 500 pessoas foram contempladas com as ações promovidas pela Acirpa.
“Para nós, é motivo de orgulho apoiar um projeto que impulsiona a economia criativa, fortalecendo a autonomia das comunidades e famílias. Tudo isso tendo a arte como ferramenta de expressão e bem-estar. A Acirpa é um grande patrimônio de Itatiaiuçu e contribuir para vê-la chegando cada vez mais perto das comunidades é uma grande emoção”, afirma Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas.