Formatura marca encerramento de cursos do Observatório da Diversidade Cultural em Itatiaiuçu
Com patrocínio da Mineração Usiminas, comunidade participou de oficinas gratuitas sobre cultura e sustentabilidade
As aulas dos cursos gratuitos “Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) e Diversidade Cultural” e “Produção Cultural Sustentável”, oferecidas pelo Observatório da Diversidade Cultural, foram concluídas em Itatiaiuçu. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, mais de 15 pessoas se formaram. Ao todo, foram mais de 20 horas-aula em formato presencial, na Escola Municipal João Marques Machado.
Na primeira oficina, em dois encontros, os participantes trabalharam o uso e a compreensão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em prol do desenvolvimento social, e sua interface com o campo da diversidade cultural.
Já no curso “Produção Cultural Sustentável”, a comunidade debateu, em quatro aulas, a articulação conceitual e prática dos princípios e metodologias da economia criativa e solidária em prol do desenvolvimento de projetos socioculturais sustentáveis e colaborativos.
“Foi muito importante para mim e, com certeza, para todos os participantes, porque vamos poder multiplicar o que aprendemos para a comunidade. Na oficina, expandimos a nossa mente e concluímos o curso com mais perspectivas para concretizar ideias”, declara Adriana Freitas, uma das beneficiadas pelo projeto.
Para Mariana Bernardes, produtora executiva do Instituto Usiminas, há muito propósito em se priorizar o acesso à formação. “Ver as pessoas saindo dos cursos cheias de novas propostas e prontas para compartilhar conhecimento e arte intensifica nossa força e nos mostra que estamos no caminho certo, naquele que leva à autonomia das comunidades”, comenta.