‘Os três porquinhos e o lobo-guará’ encerra série de espetáculos em escolas de Itatiaiuçu
Com patrocínio da Mineração Usiminas, projeto “Pegadas da Serra” trabalhou temáticas ambientais
Nesta semana, escolas municipais de Itatiaiuçu receberam mais uma vez a visita do “Pegadas da Serra”. Na última intervenção artística da série, os estudantes acompanharam a história “Os três porquinhos e o lobo-guará”, em homenagem ao Dia do Lobo-Guará, celebrado em outubro. Ao todo, a iniciativa alcançou 4.000 espectadores, em 16 apresentações realizadas ao longo deste ano. Realizado pela Lima Produções Culturais, o projeto tem patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itatiaiuçu.
Mesclando ludicidade, humor, brincadeiras e músicas, a peça se inspirou na história já conhecida pelo grande público, só que dessa vez com um lobo bom: o lobo-guará. Durante o espetáculo, ele compartilhou com as crianças e com os três porquinhos a sua história real.
“Foi espetacular. O projeto nos trouxe muita cultura, teatro e, claro, informação, principalmente acerca do meio ambiente. Isso é muito importante. Acrescentou muito ao nosso dia a dia”, relata Márcia Luiza Moreira, professora e apoio pedagógico da Escola Municipal Arminda Evangelista Ferreira, localizada em Pedras.
A iniciativa teve início em junho. Quatro peças com abordagens ambientais foram apresentadas com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a natureza. Anteriormente, as instituições de ensino beneficiadas assistiram aos espetáculos “Filhos da Mãe Natureza”, “Defensores da Biodiversidade” e “TV Animal”.
“Foi uma grande alegria apoiar esse projeto para que ele pudesse chegar a toda a rede municipal de educação de Itatiaiuçu. Ele nos ajudou a reforçar o compromisso ambiental da Mineração Usiminas e dialogou com o ‘Pegadas da Serra Azul’, nosso programa de monitoramento ambiental que permite acompanhar os hábitos da fauna silvestre na região. Por meio da arte, da educação e preservação ambiental, seguimos colaborando para o desenvolvimento sustentável das comunidades das quais fazemos parte”, comenta a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães.