Educa na Luta promove aulas de artes marciais para crianças e adolescentes
Com patrocínio da Mineração Usiminas, projeto beneficia estudantes com prática gratuita no contraturno escolar em Mateus Leme e Igarapé
O Educa na Luta deu início ao segundo ano de atividades no tatame na região da Serra Azul. Nessa quarta-feira (16/8), a Escola Municipal Maria Guaraciaba, em Mateus Leme, reuniu cerca de 50 crianças e adolescentes para a cerimônia que marcou a aula inaugural. O evento contou com demonstração dos alunos e entrega de quimono para os novos lutadores. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a iniciativa oferece aulas gratuitas de judô e taekwondo, duas vezes por semana, no contraturno escolar.
“Estou amando o projeto. Aprendi coisas novas e vários golpes, e fiz muitos amigos”, relata a pequena Emilly Emanuelle Gomes dos Reis, de 8 anos, que começou no projeto neste ano.
Realizado pelo Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura (Ineec), o projeto também começou o novo ciclo em Igarapé, atendendo cerca de 100 alunos da Escola Municipal Professora Amélia Amaral e Silva.
Marianne de Castro, assistente social do Educa na Luta, aponta que os jovens têm evoluído muito durante as aulas. “É perceptível ver o desenvolvimento dos meninos, não só no esporte como no social, na disciplina. Os retornos que recebemos dos pais são sempre positivos e isso enche o nosso coração de alegria. Quer dizer que estamos fazendo um bom trabalho e que estamos no caminho certo”, afirma.
O Educa na Luta busca incentivar a prática de artes marciais, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social. “Apoiar iniciativas como essa, que prioriza pessoas, é gratificante. Contribuir para melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades sociais faz parte do nosso compromisso. Nos emociona atuar no esporte em prol das comunidades, fazendo a diferença no desenvolvimento pessoal, familiar e educativo de crianças e adolescentes”, declara Fernanda Morais, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas.