Instituto Usiminas inicia Programa Escola Parceira em Itatiaiuçu
Em versão piloto, iniciativa acontece em parceria com a Escola Municipal João Marques Machado e conta com uma programação que conecta a arte e a educação
Em mais uma iniciativa pautada pela conexão entre a arte e a educação, a Ação Educativa do Instituto Usiminas lançou neste semestre o Programa Escola Parceira. Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa chegou, em versão piloto, à Escola Municipal João Marques Machado, em Itatiaiuçu, nessa segunda-feira (7/8) e permanece com várias atividades até novembro deste ano. Com programação destinada a professores e alunos entre 4 e 84 anos, as oficinas, espetáculos e concurso de produção de texto e imagens estão envolvendo a comunidade escolar nas possibilidades de apoio que o corpo em movimento pode significar no processo de aprendizagem.
A abertura contou com cerca de 60 professores da rede municipal de ensino participando do workshop “Música, corpo e movimento”, ministrado pelo professor de música, fonoaudiólogo e especialista em Educação Inclusiva, Ricardo Garcia de Carvalho, o “Tio Ricardo”. Foi um encontro de sensibilização dos educadores para refletirem sobre o movimento e a música como recursos acessíveis e de resultados efetivos na construção do conhecimento. Todos os participantes receberam certificado.
Sonia Borges, assessora técnica da Secretaria de Educação, participou do workshop. “Foi sensacional. O Tio Ricardo tem um jeito diferente de ensinar e propor aos professores uma nova forma de engajar os alunos com mais alegria e leveza. Acredito que esse também é um objetivo importante: mais alegria para a sala de aula. Isso tudo faz com que a educação se torne melhor, mais atrativa e lúdica. Só tenho a agradecer por essa parceria”, afirma.
A diretora da Escola Municipal João Marques Machado, Mariza Parreiras, pontuou que a oficina do Tio Ricardo permitiu uma nova perspectiva sobre pequenos detalhes do cotidiano educativo. “Aprendemos que o barulho de uma folha de papel, com a qual lidamos todos os dias, traz musicalidade para as aulas, o que eu desconhecia. Com o Instituto Usiminas, a arte estará conosco no dia a dia, proporcionando que os alunos vejam ludicidade na escola e nas atividades.”
Também foi lançado o “Palavra Ilustrada”, concurso de linguagens que envolve produção de texto e imagem: pintura, colagem ou desenho com o tema “Somos diferentes e é isso que colore o mundo”. Os cinco trabalhos que se destacarem em suas categorias serão premiados.
O programa
Toda a programação foi construída pelo Instituto Usiminas em alinhamento direto com as demandas pedagógicas e observações tanto da Secretaria de Educação quanto da Escola Parceira. Inclusive, a seleção da escola contemplada se deu por meio do diálogo com a administração municipal que levou em consideração a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que tem diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
Além de apresentações artísticas com recursos que garantem a acessibilidade, os estudantes participarão das oficinas de Corpo e Movimento ministradas pela Educadora e Contadora de Histórias, Beatriz Queiroz. Todas as ações acontecem no ambiente escolar e as atividades de arte-educação são realizadas por agentes culturais contratados, sob curadoria e supervisão do Instituto Usiminas. Ao todo, serão quase 20 ações até novembro.
O Programa Escola Parceira marca os 30 anos de atuação do Instituto Usiminas e os 20 anos da sua área de Ação Educativa que, desde a fundação, promove formação permanente e gratuita para estudantes, professores, instituições e comunidade em geral, já tendo beneficiado, de forma direta, mais de 1,5 milhão de pessoas. Também, impulsiona ações em direção às escolas e aos jovens.
“Queremos contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, apoiar os professores e fortalecer o ambiente escolar. O estímulo às artes contribui de forma significativa para a educação, ampliando repertórios e tratando temas diversificados com ludicidade e efetividade. É por isso que essa parceira nos enche os olhos. Acreditamos que esse programa nos ajuda a fortalecer os laços com a rede pública de ensino e com toda a comunidade, ao mesmo tempo em que reafirmam a principal vocação do Instituto Usiminas: a formação ampla do ser humano”, frisa Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.