Corrida da Saúde se consolida como uma festa do esporte, inclusão e solidariedade

Projeto patrocinado pela Mineração Usiminas contou com mais de 2.400 inscritos e arrecadou três toneladas de alimentos para doação

No último domingo (6/8), a cidade de Itaúna recebeu a 2ª edição da Corrida da Saúde. Com largada na avenida Boulevard Lago Sul, próximo à sede da Prefeitura, o projeto reuniu mais de 2 mil pessoas em prol da saúde, bem-estar e inclusão. Também não faltou solidariedade. Três toneladas de alimentos foram arrecadadas para doação. A iniciativa contou com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura de Itaúna e da Associação Cultura, Esporte e Lazer Pace3.

Fortalecendo o compromisso social, os alimentos arrecadados foram entregues ao Banco de Alimentos Elza de Oliveira Lopes, em Itaúna, que fará o direcionamento da doação para mais de 40 instituições do munícipio.

Os participantes percorreram seis quilômetros, correndo ou caminhando, e todos receberam medalhas. Gabriela Emídio marcou presença na corrida pela segunda vez e, neste ano, com uma companhia especial no ventre: a pequena Maria. Grávida de sete meses, ela finalizou o percurso com satisfação e orgulho. Segundo ela, o projeto é sinônimo de saúde e bem-estar. “Minha médica liberou e eu vim muito feliz. É muito importante para uma gestação saudável”, comentou.

Bruno Assunção também é veterano nesta prova. Para ele, o evento é saúde e também família. “Eu, como professor de educação física, incentivo a prática de esportes para cuidar do corpo e da mente. É importantíssimo”, disse.

 Inclusão e responsabilidade social

Neste ano, teve novidade: a categoria Superação, que contemplou a participação de pessoas com deficiência, também teve pódio. Além disso, foi desenvolvido um trabalho junto ao Instituto Santa Mônica – Apae de Itaúna, que resultou em uma apresentação de capoeira no dia do evento; treinamento para uso de triciclos adaptados para pessoas com deficiência; e estímulo para que familiares e comunidade vejam a corrida como um democrático esporte. Ainda, a performance dos tambores dos meninos e meninas de seis a 15 anos, do projeto social NAC Curumim, da Prefeitura Municipal de Itaúna, alegrou os participantes.

Realizada pelo Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS), a Corrida da Saúde busca incentivar a prática esportiva por meio da caminhada e da corrida de rua, o que reforça a atuação social da Mineração Usiminas em contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para apoiar na redução das desigualdades.

Para Guilherme Melo, diretor de Operações da Mineração Usiminas, é gratificante apoiar mais uma vez a iniciativa. “É uma alegria imensa incentivar projetos que priorizam a saúde e o bem-estar das pessoas. É lindo ver a comunidade unida pela vida e pela solidariedade. Saber que, além de impulsionar bons hábitos e incluir todas as pessoas, instituições serão beneficiadas com a doação de alimentos, nos emociona”, afirma.

 

Previsão do Tempo

My Shopping Cart