Brinquedo de Terra promove oficinas gratuitas de arte sustentável em Itatiaiuçu
Patrocinado pela Mineração Usiminas, o projeto ministrou quatro oficinas para crianças, idosos e artesãos nesta semana, na Acirpa
Nos últimos dias, a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) recebeu quatro oficinas gratuitas de arte sustentável do projeto “Brinquedo de Terra – Pigmentos Minerais para o Despertar Artístico-Cultural”, patrocinado pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio do Instituto Usiminas. Ao todo, 30 pessoas, entre crianças, jovens, idosos e artesãos, se divertiram e aprenderam com o processo criativo proposto nas atividades.
Esse foi o encerramento do projeto em 2022. Em março, foram realizadas 11 oficinas em Itatiaiuçu, em etapa voltada para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos da rede municipal de ensino. Ao todo, 250 alunos e cerca de 20 educadores foram beneficiados. Nessa última fase, a iniciativa realizada junto à comunidade fortaleceu os objetivos de estimular, por meio do manuseio da terra, o aprendizado de técnicas artísticas e incentivar a formação de um pensamento crítico sobre a exploração responsável, sustentável e necessária dos recursos naturais.
Na oficina, os participantes utilizaram tintas naturais, feitas de pigmento mineral coletado na região, nos seus trabalhos artísticos. Uma particularidade desta edição é que toda coleta e preparação das amostras foi realizada dentro da Mineração Usiminas, contando com o apoio das equipes de Geologia e do Laboratório da companhia.
“Foi uma experiência incrível. Trabalhamos o uso sustentável e a extração responsável, que é o que a Mineração Usiminas já faz. Inclusive, fui muito bem recebido pela empresa para a fase de coleta e preparação dos pigmentos. Chegamos a uma paleta de nove cores belas e vibrantes, que foram um sucesso nas oficinas. E tivemos uma interação muito bacana com a comunidade. Estamos satisfeitos. Agradecemos muito à Mineração Usiminas e à Acirpa”, afirma Cláudio Freire, Engenheiro de Minas, artista plástico e idealizador do Brinquedo de Terra.
O pintor e professor de pintura, Milton Valeriano da Silva, participou das oficinas na Acirpa em busca de novas técnicas. O resultado foi “lucrativo”, segundo ele. “A pintura faz parte da minha vida desde a infância, rabiscando parede, levando bronca e rabiscando parede de novo. Hoje, dou aula, tenho vários quadros vendidos, fiz exposições e estava em busca de novos conhecimentos. Na oficina, pintei o Pão de Açúcar com a tinta que tem uma pigmentação natural maravilhosa. E ganhei o certificado, que vai para o meu portfólio. Foi muito legal essa experiência. Estou muito feliz de ter participado”, destaca.