Mineração Usiminas firma parcerias para ampliar proteção às nascentes em Itatiaiuçu e Igarapé
Companhia formaliza também destinação de recursos para recuperação de estradas rurais da região danificadas pelas chuvas
O projeto Mina D’Água, criado pela Mineração Usiminas para aumentar a proteção às nascentes, será ampliado por meio de parcerias com municípios da área de atuação da companhia, que tem operações em Itatiaiuçu. A iniciativa começou a ser desenvolvida em 2021, nas Áreas de Preservação Permanente da Empresa (APPs).
A expansão do projeto começará pela comunidade de Ponta da Serra, na região da Serra Azul. Acordo assinado no gabinete do prefeito de Itatiaiuçu, Adélcio de Morais, na sexta-feira, 4/2, garantirá a realização das ações em nascente situada na localidade. O manancial contribui para o abastecimento de parte da comunidade, incluindo a Escola Municipal José Antônio Ferreira e a Unidade Básica de Saúde (UBS) local.
Já na segunda-feira, 7/2, foi firmado o Termo de Cooperação Técnica para a execução do “Mina D´Água” no Parque Ecológico da Barroca, em Igarapé. O evento simbólico foi conduzido pelo prefeito Arnaldo Chaves, ao lado do vice Daute Alvim. O diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico, acompanhado da gerente-geral de Sustentabilidade da empresa, Marina Magalhães, ressaltou a importância das parcerias com o município.
“É uma grande satisfação estar aqui hoje para darmos início a tão importante projeto na cidade. Queremos seguir trabalhando em conjunto, com foco no desenvolvimento sustentável de Igarapé”, afirmou Carlos.
Mina D´Água
O “Mina D´Água” consiste na recuperação das nascentes mapeadas por meio do trabalho da Gerência-Geral de Sustentabilidade, a partir do cercamento e plantio de mudas. A proposta é contribuir para a revegetação da mata nativa nas áreas onde estão situados os mananciais.
Apoio para recuperação de estradas
A Mineração Usiminas também vem contribuindo com a recuperação de estradas rurais que foram afetadas pelas chuvas deste início de ano na região. Em Itatiaiuçu, em acessos limítrofes às suas operações, foram disponibilizados serviços e máquinas para melhorar acessibilidade. Em Igarapé, na segunda-feira, 7/2, também foi formalizada a doação de recursos para esta finalidade.
A ação contemplará também Mateus Leme, após assinatura de termo de doação. A formalização do investimento destinado à cidade está prevista para os próximos dias.