Mineração Usiminas constrói pista para treinamentos em parceria com o SEST/SENAT
Com foco na capacitação de motoristas e operadores de equipamentos, a Mineração Usiminas investiu na construção de uma pista para testes e treinamentos dentro da área de operação da empresa. O espaço conta com um circuito de quatro quilômetros e foi aberto também para uso das empresas que prestam serviços para a mineradora, em uma parceria firmada com o SEST/SENAT.
O espaço já está em uso e reproduz o que os operadores encontrarão na área de mina, proporcionando mais segurança e gerando mais confiança e atenção durante o trabalho. A pista também é utilizada para teste de aptidão para contratação.
“Um dos maiores benefícios que temos com a pista é poder ensinar e acompanhar a evolução dos motoristas, garantindo a segurança de todos. A partir das simulações feitas, podemos avaliar a reação do operador, se ele absorveu o conteúdo teórico que passamos e o que precisa ser reforçado”, explicou o técnico em mineração e instrutor, Bruno Oliveira Campos.
Antes da criação da pista de testes, os colaboradores da Mineração Usiminas treinavam na área de operação, o que limitava as possibilidades de instrução. Já os colaboradores das empresas contratadas precisavam buscar esse treinamento externamente. Para simplificar esse processo e garantir o mesmo nível de excelência na capacitação das contratadas, o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) enviará instrutor para ministrar a parte prática do treinamento no espaço criado pela Mineração Usiminas.
Além de equipes mais qualificadas, este novo equipamento também proporcionará a redução dos riscos durante os treinamentos, a possibilidade de simular emergências e melhorar o desempenho operacional.